Cavaleiros do Zodíaco – As Novas Lendas: menos é mais

Imagem do fangame Cavaleiros do Zodíaco: As Novas Lendas. Na parte de cima encontra a logo de Os Cavaleiros do Zodíaco e embaixo um letreiro de As Novas Lendas. No fundo temos Saori encarando os quatro protagonistas no meio do caminho para o Santuário

GustavoLC, até onde eu sei, esteve ativo nas comunidades brasileiras de RPG Maker durante os anos 2000. Um fã de carteirinha do mangá de sucesso de Masami Kurumada, ele produziu alguns fangames de Cavaleiros do Zodíaco durante o curto período de 2002 e 2003. O seu jogo mais “conhecido” foi A Saga de Hades – para o qual eu dediquei um texto recentemente – mas antes disso ele concluiu dois projetos: Poseidon, cujo nome dispensa mais explicações, e seu primeiro jogo, As Novas Lendas.

Este é o único dos três que não se baseia em nenhum dos arcos do mangá ou do animê de Cavaleiros do Zodíaco, contando a história de quatro jovens que desejam se tornar Cavaleiros de Athena

No manual da Saga de Hades, o GustavoLC indicava que tinha planos para um quarto título que serviria de sequência ao seu último jogo. Contudo o projeto aparentemente não foi para a frente, pelo menos eu não encontrei nenhuma informação concreta. O máximo que pude levantar foi um site no Blogger que ele criou nove anos depois de finalizar A Saga de Hades. No site você encontra todos os três jogos para baixar. Depois disso não faço ideia do que aconteceu com o GustavoLC. Não sei se ele abandonou o RPG Maker de vez, se mudou seu usuário, se ele acha que A Grande Batalha dos Deuses é o melhor filme de Cavaleiros do Zodíaco, nada. O que sei é que ele fez parte da história das comunidades brasileiras e por isso eu estou aqui para fazer meu trabalho de registrar essa contribuição.

Enquanto eu escrevia meu texto de A Saga de Hades eu precisei ir até o site do GustavoLC para pegar o link da página do jogo. Calhou que nessa hora me bateu uma curiosidade em testar As Novas Lendas por se tratar de uma história original, então acabei baixando-o. Levando em conta que esse foi o primeiro projeto do GustavoLC, acho impressionante que ele acertou tão bem logo de cara. Mas vejam bem, não é que As Novas Lendas seja um fangame fantástico, ele é um jogo bem simples. Contudo eu acho que é essa simplicidade que faz ele funcionar perfeitamente.

As Novas Lendas é um jogo absurdamente linear e isso não é um exagero. O mapa é em sua maior parte um corredor reto que sobe até o Santuário de Athena. A história, por sua vez, é até difícil de se chamar assim pois não é nada mais do que uma premissa. Eu contei 70% dela com uma única frase no primeiro parágrafo deste texto. É exatamente aquilo que descrevi, quatro jovens que querem ser Cavaleiros de Athena e para isso precisam derrotar todos os outros para mostrar o seu valor. Isso inclui os cinco Cavaleiros de Bronze, alguns dos Cavaleiros de Prata e todos os doze Cavaleiros de Ouro. É por isso que não dá para conectar com nenhuma linha do tempo porque é uma história que ignora todos os eventos primordiais do original.

Imagens mostrando trechos da gameplay do fangame de Cavaleiros do Zodíaco: As Novas Lendas

Com isso vocês já devem ter imaginado como é a gameplay. O jogo inteiro é uma sequência de lutas contra os Cavaleiros de Athena seguindo o sistema de batalha padrão do RPG Maker 2k. Tem até uma tentativa de enredo bem ali nos 45 do segundo tempo, mas que apenas estende sua jogatina por uns dez minutos no máximo. O começo é até um pouco desafiador porque você tem que fazer um grind pesado para conseguir itens, equipamentos e níveis o bastante para garantir que vença as primeiras lutas. Porém, quando você chega nos Cavaleiros de Ouro a dificuldade vai se tornando mais e mais trivial.

Apesar dessa simplicidade tão crua e direta, o GustavoLC ainda teve umas sacadas criativas com As Novas Lendas ao permitir uma certa customização dos personagens. Cada vez que você derrota um Cavaleiro ele deixa uma peça de armadura que pode ser equipada em qualquer um dos protagonistas. A única exceção é a máscara da Shinra que somente a personagem feminina pode usar. Os personagens podem equipar uma peça de bronze, uma de prata e outra de ouro. Cada equipamento aumenta determinados atributos, além de habilitar uma técnica especial para quem o estiver utilizando. Assim você pode ir testando diversas combinações e modificar seus personagens para ter uma equipe muito variada.

Além das armaduras, você também pode usar um acessório vendido num dos comerciantes do início do mapa ou então um item que adiciona um elemento (Estelar, Cósmico, Agressivo, Gélido, etc) ao seu ataque normal. As técnicas também se associam a algum dos elementos e isso impacta no combate porque cada Cavaleiro tem uma afinidade e fraqueza diferente. Mas aqui cabe uma pequena crítica a As Novas Lendas porque em momento algum esclarecem qual elemento tem vantagem sobre outro. Você tem que descobrir na tentativa e erro.

Mais uma vez eu gostaria de reforçar o quão simples esse jogo é e quanto isso não é nenhum demérito. Dadas as circunstâncias, o GustavoLC tomou a decisão correta. Entendendo suas limitações como um desenvolvedor amador naquele momento, ele se ateve a montar uma gameplay clara e que se encaixasse nas suas habilidades. É por ele não tentar nenhuma firula, nenhum sistema mirabolante que As Novas Lendas funciona tão bem.

Como eu indiquei no título, às vezes menos é mais. Você não precisa quebrar nenhum molde no seu primeiro jogo, ainda mais que você nem sabe direito o que é capaz de fazer. Um simples fangame de Cavaleiros do Zodíaco, com uma trama bem fina, um combate suficientemente trabalhado e umas ideias criativas já são boas o bastante para começar!

Cena final do fangame de Cavaleiros do Zodíaco do RPG Maker feito por GustavoLC que não se baseia em nenhuma das histórias do mangá


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes BlueskyTumblr. Para mais Rapidinhas clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima