Ano novo, site novo

Para as cinco pessoas que me seguem no Twitter isso aqui não é nenhuma surpresa. Eu já tinha avisado que pretendia fazer um novo site em 2023. Mas para quem está chegando agora: seja bem-vindo e esse sou eu!

Pois bem, agora é oficial. Abri a carteira, comprei um servidor, um domínio (mentira, ganhei ele de graça por 1 ano na compra do servidor) pra mim e montei esse humilde site no WordPress.org. Isso vem depois de passar alguns meses treinando no WordPress.com na versão antiga do site: Belmonteiro’s Backlog. Já privei o site então quem não viu não vê mais. De agora em diante eu pretendo encarar com mais seriedade essa empreitada de blogueirinho gamer.

Backlogger era o nome que eu já tinha pensado para o site anterior, mas algum safado já tinha pego na extensão do .wordpress.com. Agora ele é meu! É só uma junção das palavras backlog e blogger para unir esses duas facetas minhas: a que gosta de escrever e a que tem mais jogo do que pode jogar. Mas assim como o site anterior, a ideia não é ficar preso exclusivamente a mídia de vídeo games. Tanto é que possivelmente o primeiro texto aqui no Backlogger será um de animê.

Antes de dar continuidade as atividades do blog, e pretendo ser relativamente ativo aqui nos próximos meses, eu queria tecer uns breves comentários sobre o que mudou do site novo para o antigo.

A CARA NOVA DO BLOG

Site Novo

Saindo do WordPress.com eu tive acesso a mais temas diferente para usar no site. Eu manjo patavinas de web design – e quem viu meu texto de Jogospectiva 2022 percebe que graphic design is my passion – então preciso usar esses atalhos. Decidi ir com um tema chamado Blogus. Versão gratuita, obviamente. Há algumas limitações e por ser mais novo ele não está plenamente otimizado para vários plugins. Mas apesar das suas limitações ele funciona até bem considerando minhas não-habilidades para web design.

Até consegui brincar no Canvas e fazer uma logo provisória para o site. Vai servir até eu conseguir ter mais dinheiro para pagar um designer que possa me ajudar nessas questões. Mas sem pressa porque eu não vou poder investir nem mais um real aqui no blog por um bom tempo.

Não vejo motivos para testar outros temas. Acabei me afeiçoando ao Blogus nesses dias que fiquei ajustando o site. Então acredito que essa vai ser a fachada pelos próximos meses. No máximo farei algum retoque nos menus e aos poucos vou tentando melhorar, na verdade desenvolver, minhas habilidades em design.

REORGANIZANDO A CASA

A cara do blog não foi a única coisa a mudar nesse meio tempo. No site novo resolvi reestruturar algumas seções do antigo Belmonteiro’s Backlog.

A primeira delas foi mudar o nome seção de Opinião para BO da Semana. A ideia permanece a mesma, textos curtos de algum evento que aconteceu na semana que eu acho que vale a pena comentar. Só não garanto que vai ter algo toda semana então encarem o nome como uma sugestão. Outra coisa ainda nesse tópico é que eu privei vários dos textos mais recentes dessa categoria porque estou vendo como abordar melhor essa seção. Não quero que ela seja tão negativa como está atualmente onde parece que é reclamar por reclamar. Alguns desses textos privados devem virar base para outros no futuro.

A segunda mudança foi de criar uma nova categoria: Pessoal. Esses serão textos onde abordo questões mais pessoais e algumas das relações que eu tenho com alguns jogos e outras mídias de maneira mais íntima. O texto de Minha vida com Brave Fencer Musashi serviu como um bom exemplo para essa nova seção. Estou considerando também dividir a categoria de Críticas de acordo com o tipo de mídia (jogos, cinema, mangás, etc). Mas se eu fizer isso de fato vai ser só no futuro quando eu tiver mais textos para cada uma das potenciais subdivisões.

E a terceira e última mudança que eu tenho para falar é que decidi habilitar o AdSense para o site novo. Não sei se no dia que eu soltar os anúncios já vão estar rolando aqui, parece que pode levar alguns semanas. Sei que é um pé no saco ficar vendo essas propagandas, contudo é a forma que eu tenho. por enquanto. de tentar ganhar algum dinheiro com o site. Até mesmo para ter como investir mais nele no futuro. Então além de pedir a compreensão de vocês também gostaria de pedir que recomendem e compartilhem nas suas redes sociais se curtirem o que eu escrever. Vai me ajudar imensamente na divulgação do Backlogger e gerar um tráfego orgânico para cá.

PROBLEMAS DE PERFORMANCE DO BACKLOGGER

Como eu já deixei claro, sou bem leigo no que tange a tudo sobre criar sites. Até agora eu não entendi o que diabos é um cache de objeto, porque eu deveria usá-lo no site e como faz isso. Essas são coisas que eu vou aprender com o tempo, então por enquanto o blog não vai “rodar liso”. No celular, por exemplo, eu já vi que ele demora um pouco para carregar e os plugins que eu instalei nessa birosca não param de me perturbar que eu preciso dar um jeito nisso. E quando eu fui tentar arrumar consegui fazer sumir todas as imagens na versão mobile.

Portanto peço também a paciência de vocês, a médio e longo prazo, porque com certeza eu ainda vou apanhar muito até aprender a melhorar esses aspectos do Backlogger. Também tive problemas para migrar o conteúdo do site antigo para cá e passei os últimos dias arrumando links e imagens quebradas. Caso encontrei algum desses problemas podem entrar em contato comigo via o formulário na página Sobre o Autor ou pelo e-mail: belmonteiro@backlogger.com.br.

COMPROMISSO E METAS

Eu quero fazer o Backlogger acontecer! Lógico que eu não espero que um dia que esse novo site me dê independência financeira, porém eu gostaria muito de conseguir construir nem que seja uma pequena comunidade de leitores que me permitam mantê-lo. Pretendo lançar pelo menos de 2 ou 3 textos no mês para não deixar o blog pegando poeira. E assim devo dedicar o máximo que eu puder nesse projeto.

Porém os pés tem que ficar no chão também. Eu tenho meu trabalho quase formal além de outros projetos na vida. Então não tenho tanto tempo e nem dinheiro para disponibilizar para o blog. Por isso defini uma meta de dois anos, que é quando eu teria que renovar meu contrato com o servidor. Meu primeiro objetivo é conseguir pelo menos recuperar o dinheiro que investi para criá-lo. Já vou fazer uma avaliação prévia quando o site completar um ano para determinar se o site está bem encaminhado.

Mas pensamento positivo, quero muito que tudo isso aqui dê certo. Eu criei até um quadro no Trello pra ajudar a organizar minhas atividades. Isso mostra o quanto eu estou investido nesse projeto. E quão chato eu sou também!

Isso é tudo, pessoal! Espero que tenham lido com a voz do Gaguinho. Agradeço a todos que tem me apoiado na criação do site e também a todos os meus atuais e futuros leitores.

2 comentários em “Ano novo, site novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima