"Momento Wonko" é uma referência ao personagem Wonko, o São de O Guia do Mochileiro das Galáxias que conclui que o mundo enlouqueceu depois de ver instruções numa caixinha de palitos de dente
Wonko, o Gamer Casual São

Uns meses atrás eu fui no cinema com um amigo para vermos a última sessão de Godzilla: Minus One que teria na cidade. Acabamos chegando cedo, como de costume, então deu tempo de por as fofocas em dias. Entre uma conversa e outra eu mencionei um “momento Wonko” pelo qual eu havia passado no Reddit algumas semanas atrás. Como sei que a única forma de altíssima cultura que vocês consomem são as postagens da mais fina e garbo elegância desse blog, vou contextualizá-los:

Wonko, o São é um personagem de ‘Até mais, e obrigado pelos peixes!’ o quarto livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias escrita por Douglas Adams. O nome verdadeiro de Wonko é John Watson, um ex-biólogo marinho que virou um eremita e adotou o epíteto de ‘o São’ para assegurar as pessoas da sua sanidade. Ele vive num lugar chamado Fora do Asilo, uma espécie de casa invertida feita para enclausurar o mundo exterior no que seria o Asilo. Wonko se recusa a deixar essa sua nova casa após perceber que a civilização havia enlouquecido ao se deparar com instruções impressas numa caixinha de palitos de dente. Nas palavras dele:

Cheguei à conclusão de que uma civilização que havia perdido a cabeça a ponto de sentir a necessidade de incluir instruções de uso detalhadas em uma caixinha de palitos de dente não era mais uma civilização onde eu pudesse viver e continuar são.

A partir dessa referência que eu passei a usar “momento Wonko” para descrever o sentimento de quando testemunhamos um evento tão surreal que a única explicação possível para aquilo ter acontecido é que o mundo ficou maluco. Até então eu nunca tinha passado por nada que remetesse remotamente a um evento desse tipo. Porém tudo mudou quando eu passei a frequentar comunidades gamers do Reddit. Pensando agora em retrospecto, talvez não exista local melhor para ocorrer um “momento Wonko”.

Pois bem, só mais um comentário rápido antes de eu falar do episódio. Uma frase que costumo mencionar nas minhas redes sociais é a de que “a comunidade gamer não tem uma única sequer discussão real”. Até mesmo quando temos uma discussão de verdade os gamers arranjam um jeito de acabar com ela. A frase tem seu lado meme, entretanto eu me vejo pensando com cada vez mais sinceridade. Ultimamente eu acredito que quando você entende esse frase muitas das coisas que vemos dentro da comunidade gamer começam a fazer sentido. Bom, pode não parecer, mas eu sou um otimista de coração! Ainda carrego esperanças que um dia eu hei de encontrar a lendária discussão verdadeira dessa comunidade. Por isso passo dias nada saudáveis perambulando pelo Reddit achando que em algum momento vou esbarrar com ela.

Foi numa dessas andanças que ocorreu o famigerado “momento Wonko”. Num dos principais subreddits que eu acompanho eu vi uma publicação que trazia consigo o seguinte título: “Vamos supor o (quase) impossível: se Half-Life 3, The Elder Scrolls 6, uma possível continuação de God of War e o Red Dead Redempition 3 fossem lançados no mesmo ano, qual teria mais hype e porquê.”.

Acho que devo ter ficado uns cinco ou dez minutos lendo e relendo aquele título em profundo êxtase. Depois de tanto tempo parado ali preocupantemente no computador, eu enfim tomei coragem e abri a postagem. Lá dentro encontrei dezenas, DEZENAS, de comentários onde as pessoas discutiam COM SERIEDADE qual desses jogos QUE NÃO EXISTEM teriam MAIS HYPE

Se antes havia apenas algumas suspeitas, após aquele dia eu não tive mais dúvida. A comunidade gamer ficou louca!

Ou talvez sempre foi e meu otimismo me impedia de aceitar a verdade. Pois não existe outra explicação, não uma que vá por vias racionais. Não vou chegar ao ponto de me dar a alcunha de ‘Belmonteiro, o São’ porque, convenhamos, eu criei um blog em 2023. É evidente que não posso me dar o luxo de dizer que estou em pleno controle das minhas faculdades mentais. Porém eu tenho o conforto de saber que ao menos sou muito mais são do que qualquer um dentro dessa manicômio digital que chamaram de comunidade gamer.

Portanto, se Douglas Adams me permite, eu preciso parafrasear o Wonko:

Cheguei à conclusão de que uma comunidade que havia perdido a cabeça a ponto de sentir a necessidade de discutir qual jogo hipotético teria mais hype o outro jogo hipotético se, hipoteticamente, fossem lançados no mesmo ano não era mais uma comunidade onde eu pudesse viver e continuar são.

Agora se me dão licença, eu preciso aprender a construir uma casa invertida!


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário no texto que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes como TwitterBluesky e Tumblr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *