A Itch.io tem culpa?

Logo da Itch.io entre o símbolo de uma cruz e o de uma espada

Eu imaginei que teria que escrever uma sequência para aquele meu texto sobre jogos com conteúdo NSFW sendo removidos das suas plataformas. Pensei nisso porque antes de eu abrir o editor já tinha um arranca-rabo rolando em algumas bolhas. Dado os eventos recentes, surgiram algumas vozes criticando as pessoas que seguem atacando a Itch.io. Nesses últimos dias ela recebeu uma chuva de pedradas bem maior do que a Steam, diga-se de passagem.

Acho que todo mundo já está ciente do que aconteceu, né? Mas para resumir em poucas linhas: nas últimas semanas algumas empresas que processam o pagamento da Steam e da Itch.io reforçaram suas políticas a respeito dos tipos de produtos e serviços que não irão mais cobrir. Com isso, essas empresas botaram pressão para as plataformas retirarem de suas lojas determinados conteúdos agora considerados impróprios, pois não processariam mais essas compras. Isso colocou a Itch.io numa complicada situação de estar entre a cruz e a espada.

A Steam já tirou centenas de jogos da sua plataforma. A Itch.io, por outro lado, apenas desindexou as páginas com conteúdo NSFW no seu site. Na nota divulgada no dia 24, a Itch.io explicou que todo esse conteúdo passaria por uma vistoria sem prazo determinado. Durante esse período ela irá identificar quais estão de acordo com as novas exigências das empresas financeiras e aplicar novas medidas para os demais. Além disso, algumas páginas poderão ser removidas até o fim desse processo. E ontem, dia 28, adicionaram uma seção de FAQ na nota original e também atualizaram os termos de uso da plataforma.

Com essas últimas mudanças, achei que seria oportuno fazer um complemento ao meu texto. Eu quis focar muito no tópico de como os artistas estão sujeitos a essa “síndrome de Yoshi” quando exploram essas temáticas sensíveis e tabus nos seus jogos. Sendo assim, não tive tempo de abordar a questão que tantos estão levantando nesses dias: a Itch.io tem culpa?

Culpa talvez não seja a palavra apropriada nesse contexto porque ela já carrega um tom condenatório. Talvez seria melhor formular a pergunta como “Qual é a responsabilidade da Itch.io?”, mas ela não tem o mesmo impacto dramático para atrair cliques. Enfim, já coloquei no título então vai ficar desse jeito. Quanto à questão, eu acho que a resposta mais honesta vai soar como um clichê. Depende!

Salvo a galera mais conservadora, tanto política quanto artisticamente, acho que ninguém discorda que as pessoas têm direito a se indignar com a remoção de conteúdo NSFW. Sobretudo por não ser uma decisão vinda da Itch.io e sim de agentes externos. Porém algumas dessas pessoas dirão que essa comoção precisa ser melhor direcionada. O melhor seria focar nas empresas que tratam do processamento das compras, como a Mastercard, Visa e PayPal, e não na Itch.io já que ela não tinha para onde correr.

Até esse ponto eu concordo. Só aqueles que têm um espírito revolucionário não idealista, mas sim juvenil acham que uma empresa pequena como a Itch.io pode se impor aos gigantes do mundo financeira. Fica ainda mais ridículo quando você vê comentários de gente que preferia ver a plataforma se sacrificar completamente pelo conteúdo NSFW e não tentar reduzir os danos. Mas fiquem tranquilos que eu também não acho que a Itch.io não tomou algumas atitudes erradas pelas quais pode e deve ser responsabilizada.

Antes de continuar, eu gostaria de reconhecer que a Itch.io acabou pagando o pato pela Steam. Acredito que dê para criticar as ações de ambas, ainda mais porque os critérios para Steam definir um jogo adulto são bem nebulosos. Mas é evidente que a ação de uma incomodou mais que a outra. A Steam é a maior loja virtual de jogos do mundo então ela tem tamanho o suficiente para sustentar uma decisão como essa. Além disso, por ser uma empresa consolidada no mainstream já se espera que ela tenha uma curadoria mais rígida do que disponibilizar na sua plataforma. Por outro lado, a Itch.io era vista como um espaço de maior liberdade artistica. Portanto acho que é compreensível o porquê de muitos artistas e usuários se revoltarem mais com ela do que com a Steam. Contudo, mais uma vez, dá pra criticar as duas.

Crises vêm das mais diferentes formas e exigem as mais diversas abordagens. Porém se tem algo que podemos dizer que é essencial em todas as situações é comunicação. Transparência e clareza sempre vão conspirar ao seu favor, pois te permitirão fazer um controle de danos muito melhor e até conquistar um pouco mais de simpatia do seu público. Não adianta só falar que sente muito pela frustração, essa conversinha mole não acalenta o coração de ninguém. O público quer saber o que está acontecendo. Mas não basta apenas dar um panorama geral – e por vezes evasivo – é necessário fazer com ele entenda como você pretende lidar com a crise e, ainda mais importante, porque tomará certas medidas.

Aqui eu acho que foi um pouco positiva a adição do FAQ na nota da Itch.io. Chego até a pensar que, talvez, se ele estivesse na postagem original, daria para mitigar a repercussão negativa para cima do site. Não completamente, óbvio. Por mais descritiva que fosse a noita, muitos artistas ainda teriam que fazer as suas malas. O que gosto desse FAQ é que tem uns tópicos destacados nele que ajudam o público a ter uma compreensão melhor da linha do tempo dos eventos. Até tem literalmente a pergunta “Qual é a linha do tempo dessas mudanças?”.

No FAQ eles reforçam como a perda dos serviços da PayPal, por exemplo, traria um sério impacto na plataforma. Sem o PayPal a Itch.io não teria como realizar pagamentos para vários desenvolvedores, uma vez que Stripe não atende todos os países. Se nem a Steam, que possui muitos outros métodos de pagamento – inclusive regionais, como é nosso caso aqui no Brasil que podemos pagar pelos jogos com o todo poderoso Pix – teve cacife para peitar as empresas, o que seria de uma Itch.io? É o jeito de mostrar como essa era uma situação muito desfavorável para o site.

Outro ponto importante que o FAQ esclarece é a questão da biblioteca. Eles explicam bem melhor como a desindexação das páginas funciona e quais são seus reais efeitos. Até comentaram sobre os relatos de alguns usuários que supostamente tiveram jogos removidos dos seus perfis, recomendando que entrassem em contato com o suporte porque nenhuma das medidas tomadas deveria impactar em produtos já comprados. Aliás, até aproveito um mea culpa de aceitar isso como uma verdade sem averiguar antes.

Só que há um porém nessa história. Publicaram a nota originalmente dia 24 e o FAQ chegou depois de quatro dias. Entendo que a equipe da Itch.io é reduzida, mas esse intervalo não ajuda em nada a acalmar os ânimos do público. Ainda mais quando o público já não gostou de como tudo iniciou. A desindexação dos jogos ocorreu na calada da noite sem qualquer aviso prévio. Quando chegou a Itch.io decidiu falar algo já era tarde. Literalmente tarde, porque soltaram a nota no meio da madrugada. O pessoal já tinha percebido que algo estranho estava acontecendo na plataforma pois alguns jogos não apareciam nas buscas. Não tem como ficar com outra sensação além de que a Itch.io agiu “na trairagem”.

A plataforma até tentou se justificar na nota. Ela disse que não teve tempo hábil para avisar seus usuários antes que as medidas emergenciais entrassem em curso. Mas aí são palavras dela e esse é outro problema de comunicação. O público não tem a menor noção de como se deu essas exigências e qual prazo que tinham para fazer as mudanças necessárias. A Itch.io apenas nos diz que era o que dava pra fazer e espera aceitemos isso. Talvez funcione para alguns, mas para outros ainda fica parecendo que ela está tentando tirar o seu da reta de algum jeito.

Essa falta de transparência com o público só cria uma bola de neve maior para a Itch.io. Se não podem dar mais detalhes por questões contratuais, pelo menos indique isso. Pois como ninguém sabe exatamente quais jogos foram alvos das medidas, a gente acaba num estado de paranoia generalizada. Como conseguir boa vontade do público quando está todo mundo com medo do que mais pode cair? Por exemplo, vejam o rolo que teve com Mouthwashing. Usuários acharam que o jogo tinha sido desindexado também pois não aparece mais nas buscas. Agora já tem uma galera pensando que os jogos de terror vão ser cortados também.

Contudo a Itch.io é inocente nessa. A desindexação de Mouthwashing aconteceu ano passado porque o desenvolvedor colocou um link que redirecionava para a sua página na Steam no botão de download. Mas aí eu chamo atenção para uma coisa: como é que esses usuário iriam saber? A Itch.io não divulgou os jogos que foram desindexados essa semana. Se você deixa seu público no escuro, cedo ou tarde ele começa a fazer suposições.

Dá para fazer uma ponte com um dos tópicos que até agora a plataforma não comentou. Uma das principais reclamações é sobre jogos de temática queer que estão desindexados apesar de não ter nada que possa ser considerado NSFW. Isso só ajuda a aumentar as preocupações de que as medidas podem eventualmente afetar outros grupos. Principalmente aqueles que já são marginalizados e vivem na ponta da navalha.

Fora que parece que estão tratando conteúdo NSFW no abstrato, fomentando a ideia que qualquer coisa pode acabar entrando nesse pacote. A Itch.io admite que sua política anterior de termos de uso era vaga e a nova agora possui uma lista de temas proibidos que não receberão suporte das empresas responsáveis pelo processamento dos pagamentos. Gostaria de destacar os dois primeiros itens que falam de “conteúdo não consensual (explícito ou implícito)” e “temas com menores de idade ou ‘quase legal'”. Na mesma hora eu pensei num jogo como LISA: The First.

A história te coloca na mente de uma menina que é atormentada pelas memórias e traumas do abuso sexual nas mãos do seu próprio pai. Apesar da temática pesada e imagens sugestivas, não tem nada particularmente controverso e menos ainda imoral no jogo. Histórias assim existem aos montes e é uma experiência muito impactante em mostrar de uma forma ficcional os efeitos psicológicos que uma vítima de abusos passa.

Se LISA: The First saísse hoje, com certeza não daria para seu autor vendê-lo na Itch.io. Dá para enquadrá-lo nuns três ou quatro itens da lista. E mesmo que ele ao menos pudesse ser hospedado na plataforma para download gratuito, quanto tempo vocês acham que levaria para uma dessas Organizações Mãe do Kyle™ conseguir derrubá-lo? Não precisa nem mais encher o saco porque as novas políticas permitem que a Itch.io o remova sem problemas. Para essa galera que adora usar criança para chantagem moral, agora eles têm uma arma e tanto ao seu favor.

Então, embora não tenha como culpar a Itch.io pela imposição que veio de PayPal & Cia, dá para responsabilizá-la por esse desastroso gerenciamento de crise que ela vem se embananando nos últimos dias.


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