Hoje o lado gamer do Twitter fica um pouco pior. Sim, dá para piorar. Um dos perfis mais populares da comunidade, Nibel, anunciou que vai deixar o Twitter e o Patreon. Com isso ele dá um fim as suas atividades na cobertura de notícias sobre jogos, razão pela qual ele se tornou uma figura tão acompanhada na plataforma. No seu último tweet, Nibel diz que focar seu tempo e energia fora do Twitter. A conta permanecerá ativa para evitar que alguém assuma a identidade e aja com qualquer malícia.

Já no seu perfil do Patreon, o Nibel deixou uma última nota onde revela mais alguns detalhes sobre sua decisão. Segundo o seu texto, dois fatores principais a influenciaram: ele não ter conseguido gerar uma renda estável com seu trabalho e também pela compra da plataforma do Twitter pelo bilionário Elon Musk. Tomei liberdade de traduzir o texto para o português. Se quiser pode conferir o original nos prints postados no Twitter. A nota original só está disponível para assinantes do Patreon do Nibel.

Nibel

Hoje eu irei me afastar de ambos Twitter e Patreon. Não haverá mais cobertura de jogos por minha parte em nenhuma das plataformas.

Eu aprendi bastante nesse curto período de tempo.

Infelizmente não fui capaz de criar um Patreon interessante e sustentável, que ficou evidente no número de Patronos estagnando durante o primeiro fim de semana e as primeiras (de muitas) promessas sendo deletadas na primeira semana. Eu calculei mal o valor da minha atividade no Twitter e percebi que não vale a pena para a maior parte das pessoas em apoiá-la financeiramente. Não sou eu que sou popular, é o trabalho que é útil. Não é valioso por si só, mas uma economia de tempo confortável e eu entendo isso agora.

Não fui capaz de criar uma fonte de receita estável, mas eu estou feliz que dei uma chance. E quero agradecer a todo mundo que me deu uma chance também. Verei como reembolsar os pagamentos recentes, já desativei a cobrança e provavelmente irei fechar essa conta nessa semana. O servidor de Discord obviamente não será mais criado. É o que é.

Há também o elefante na sala que é a plataforma em si. Eu não acho que o Twitter até hoje teve uma boa liderança e essa tendência não irá mudar com o Musk também. Eu não confio na plataforma. Eu não confio no Musk e na sua infinita imaturidade. Eu não acho que o Twitter irá desmoronar instantaneamente, mas pode ser uma morte lenta. Por que gastar mais tempo?

Então, acho que é isso. É o último texto que escrevo aqui. Acredito que tenho menos resistência que um alface também [Nota: isso é uma referência ao caso da ex-Primeira Ministra do Reino Unido que renunciou o cargo depois de pouco mais de 40 dias]

Adeus,

Nibel

PS: a conta de Twitter ficará ativa para que ninguém possa causar problemas com o perfil, ao menos por enquanto.

Não vou mentir, essa decisão me deixou um pouco triste e acho que a comunidade gamer como um todo sai perdendo com saída do Nibel. Para quem acompanhava o trabalho dele no Twitter, sabe a referência que ele era não apenas para audiência como para o próprio jornalismo de jogos. Não é atoa que uma dezena de veículos anunciou a saída dele hoje. Mais do que um perfil, o Nibel era uma fonte confiável de informações sobre notícias, lançamentos e tópicos que envolviam toda a comunidade de jogos. Sempre de maneira rápida, precisa e de fácil compreensão para qualquer pessoa.

E vale mencionar que ele fazia isso tudo de GRAÇA.

Estão focando muito na parte da compra do Twitter pelo Musk como um determinante para decisão do Nibel. Não nego que isso influenciou, porque eu mesmo queria sair da rede social. Porém, pelo texto no Patreon dá para ver que a questão financeira foi a que mais pesou. No seu tweet ele fala sobre usar tempo e energia em outro lugar. Então pra mim fica bem evidente que o grande problema aqui foi o Nibel não conseguir tornar rentável o trabalho que ele investia tanto do seu tempo no Twitter.

Acho que assim como o Nibel, todos nós que fizemos dos jogos uma parte tão significativa das nossas vidas tem esse desejo de conseguir ganhar dinheiro com esse hobby que não é dos mais baratos. E dado o esforço que ele botava em cobrir o máximo possível das notícias nessa área, é fácil imaginar o desânimo que bateu no Nibel por não conseguir transformar isso numa renda suficiente para que ele pudesse manter suas atividades. Eu não sou de acompanhar eventos de jogos, mas não tinha uma thread do Nibel que eu não deixava de bater o olho porque ele sempre cobria tudo com os detalhes necessários para se informar. E é uma pena que ele não recebesse nem um centavo se quer por todo esse serviço.

A saída dele me atinge num nível ainda mais pessoal porque tal como ele eu estou aqui na internet tentando transformar meu gosto por vídeo games numa renda. Por enquanto isso não consome tanto do meu tempo e eu ainda consigo tratar como um mero hobby já que eu tenho um trabalho que me ajuda a dividir as contas aqui em casa. Porém me frustra ver alguém tão talentoso como o Nibel se ver obrigado a abandonar aquilo que ele gosta de fazer para garantir seu bem-estar de vida em outro lugar.

E ele vai fazer falta. Muita!

Mais do que esse trabalho informativo que ele fazia tão bem, o vai fazer tanta falta é o carisma do Nibel. Ele era realmente um cara gente boa que vivia interagindo com seus seguidores no perfil. E num mundo em que o jornalistas e gamers vivem em pé de guerra, e ambos os lados tem sua parcela de culpa, a simpatia natural do Nibel servia como uma forma de amenizar essa situação. Ele criava uma pequena ponte, por menor que fosse entre, essas duas partes da comunidade. E não vejo hoje ninguém com essa capacidade de fazer esse trabalho tão bem quanto ele fazia, não o informativo mas o de ser uma referência positiva para jornalistas e jogadores. Até porque isso vinha muito da sua própria personalidade.

Sejamos sinceros, quando falamos da comunidade gamer do Twitter soberba e antipatia são elementos comuns na maioria dos usuários. Eu incluso! Vai demorar um longo tempo para surgir um novo Nibel, infelizmente!

Enfim, é uma perda, pelo menos pra mim, imensa que a comunidade sofre hoje. Mas espero que independente do que ele faça agora na vida que seja um sucesso e que traga felicidade a ele.

Fica aqui o meu muito obrigado por todo seu trabalho, Nibel!


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes como TwitterFacebook e Tumblr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *