Eu sou uma das pessoas que embarcou no hype interneteiro de Barbie. Não necessariamente por estar interessado no filme – mas estou mesmo – e sim porque achar divertido os memes. Contudo eu tinha consciência conforme nos aproximássemos do lançamento problemas começariam a pipocar.
Como de costume, hoje cedo enquanto eu tomava meu café, abri o celular para conferir se o discurso do dia já tinha sido escolhido no Twitter. Ao ver que Rotten Tomatoes estava nos trending topics eu já dei aquele sorrisinho cansado de “lá vamos nós, de novo”. Já estava até com meu texto explicando como o site funciona engatilhado aqui.
Em primeiro lugar, os tweets do topo não trazem qualquer surpresa. Mais uma vez temos aqueles mesmos perfis genéricos, que cobrem tudo voltado ao entretenimento, fazendo as mesmas postagens genéricas de dizer a porcentagem de um filme no Rotten Tomatoes. São postagens fáceis de fazer e que, sobretudo, engajam bastante. A bola da vez é Barbie, que todos podemos concordar que é um dos filmes mais aguardados do ano. Na internet pelo menos eu não tenho dúvidas que ele é.
Dente todos os tweets, um em especial me chamou a atenção:
O conteúdo do tweet, para mim, não tem nada de pertinente. E isso não sou eu tentando ser desaforado, tá? Eu já tinha me decidido antecipadamente que veria Barbie independente de qualquer reação. Portanto ver um crítico aleatório desgostando do filme não vai fazer diferença para mim. PARA MIM! Na internet a história é outra, não é mesmo? O que vale tirar não daquele tweet e sim das reações a ele é o que a molecada chamada de “ratio”. Duzentas e poucas curtidas e mais de quatrocentos QRTs? Não precisa ter muita imaginação nem muito tempo na internet para saber o que aconteceu ali.
Eu já cliquei nas mentions aguardando aquelas dúzias e mais dúzias de deboche bobo de gente insegura ainda tentando se convencer que não se importa com a opinião do autor. Já aconteceu tantas vezes que nem adianta apontar a ironia dessas reações. Nesse sentido, eu até chutaria que o autor já estava ciente do que aconteceria no momento que ele pensou em escrever o tweet. Afinal, essa dose mais alta de amargura tem aquele cheirinho de “briguem, desgraçados, briguem”. Bem como um pessoal apontou, Barbie tem tudo pare ser o Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo de 2023. Se for esse o caso, já estou torcendo pra essa galera não encontrar o perfil da Isabela Boscov de novo.
Por isso que o curioso desse tweet não são as pessoas xingando. Elas marcam presença na internet em qualquer lançamento. O que vejo de engraçado nessa história são as outras dúzias de comentários que agora usam a “nota” do Rotten Tomatoes, junto também com o score do Metacritic, para mostrar para o autor daquele tweet – e para si mesmas – que Barbie é um sucesso. Porque, se o oposto tivesse acontecido, essas mesmas pessoas estariam em polvorosa em seus perfis, gritando aos quatro ventos, que não é para levar a sério a “nota” do Rotten Tomatoes. Não é mesmo, filme do Super Mario?
Acho que o mais dói é quão óbvio tudo isso é. Desde a reação do público até o comentário do crítico. Tenho até autoconsciência o suficiente para apontar o quão óbvio é a minha própria reação a tudo isso. Enfim, que será, será. Vamos esperar os departamentos de marketing determinarem o próximo hype do ano. E aí quando a crítica for mais negativa ou morna, a roda girará mais um vez e a “nota” do Rotten Tomatoes passará a não valer mais.
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