Live da streamer Bianquinha reagindo ao exposed que o Yanni fez sobre o Raluca
E lá vamos nós!

Pode não parecer, mas eu relutei muito para falar de novo sobre essa história do Raluca e do Yanni. Meu texto sobre o caso Raluca e o mercado do exposed feito em maio gerou um problema pro meu blog. Não, eu não recebi nenhuma ameaça de nenhum advogado e ninguém veio me xingar. O que aconteceu é que eu ganhei muitos acessos. Bastante mesmo.

Quem tem ou já teve algum site já deve estar familiarizado com o Google Search Console. Para quem não conhece, essa é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que te ajuda a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site. Desde que eu escrevi aquele texto, a maior parte dos termos que resultou num clique ou impressão para o Backlogger estão relacionados ao caso Raluca. Nesses três últimos meses por exemplo, os maiores termos que resultaram cliques para o meu site foram: caso raluca, raluca exposed e raluca. E esse é exatamente o problema!

Óbvio que por um lado é muito bom saber que meu blog está aparecendo para algumas pessoas e tenho chances de ganhar novos leitores. Só que tem um detalhe: o Backlogger é um site para falar de joguinho. Sim, entro em outras pautas de vez em quando, mas a “linha editorial” principal do blog segue sendo vídeo game. O texto seguinte ao do Raluca foi um sobre Heart and Soul, um jogo brasileiro de RPG Maker, e ele virtualmente não se beneficiou muito desses clique que a treta me angariou. A maior parte das pessoas que vieram aqui e leram o texto te nunca mais voltaram, afinal o conteúdo que elas procuram na internet é diferente do que eu faço.

Mas mesmo assim, mesmo sabendo que não irei converter muitos novos leitores ao Backlooger, cá estou eu falando sobre Raluca e Yanni novamente. Por que isso? Para que tocar nesse assunto que “supostamente ninguém mais liga” sendo que a médio ou longo prazo não irei me beneficiar tanto? Ora, meus caros leitores perenes, eu o faço porque o SEO me obriga!

Vamos a um momento Telecurso 2000:

SEO é a sigla para search engine optimization, ou em português, otimização para motores de busca. Sendo bem simples – e copiando descaradamente do primeiro artigo em que esbarrei – esse é “um conjunto de estratégias de otimização com objetivo de alcançar bom posicionamento orgânico de páginas da web no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que entreguem uma boa experiência para os usuários”. O SEO é mandatório para qualquer um que trabalha com conteúdo publicado na internet, sobretudo na forma escrita.

Para exemplificar a que o SEO serve, tenho uma anedota gamer. Meses atrás alguém postou num subreddit de jogos que eu acompanho uma foto que tirou de um artigo da IGN na época. O texto falava sobre qual seria a ordem correta para se jogar Yakuza cronologicamente. Lembro que tanto o OP quanto o pessoal na publicação estavam criticando o artigo dizendo ser mais uma demonstração do jornalismo porco da IGN. Realmente era um texto que não dava muita informação útil sobre a franquia. além de comentários genéricos sobre a ordem dos jogos. Até arrisco a dizer que foi escrito via ChatGPT. Mesmo assim eu dei risada das reações do pessoal porque era evidente que aquilo não era uma matéria jornalística e sim conteúdo para atrair tráfego.

Vejam bem, essa otimização dos motores de busca não é apenas sobre formatar seu artigo para ele ter um desempenho melhor nos Googles da vida. É também sobre entender métricas, identificar oportunidades com palavras-chaves e criar conteúdo direcionado que possa converter novos leitores para o seu site. O objetivo de textos como aquele da IGN são de trazer você para dentro do site e tentar te levar para outros conteúdos do mesmo. Consigo até imaginar perfeitamente a linha de raciocínio do editor que mandou algum redator fazer aquele artigo.

Apesar de ter quase duas décadas de existência, só foi nos anos mais recentes que a franquia de Yakuza foi se popularizar com o público ocidental e vem angariando mais e mais fãs. Nesse cenário, o editor da IGN percebeu que essas pessoas que estavam demonstrando interesse na série provavelmente iriam se fazer uma pergunta “qual a ordem dos jogos de Yakuza?”. Ou então “por onde devo começar em Yakuza?”. A IGN do Brasil já tinha sacado essa anos antes. Se você for lá no Google e digitar “yakuza games order” as chances são que o artigo da IGN será um dos primeiros a aparecer pra você. Ou seja, quem quer saber sobre Yakuza vai clicar no link pra se informar mais e tem chance de dar uma olhada nas outras publicações do site.

Certo, aí vem a pergunta: o que isso tudo tem a ver com o caso do Raluca e do Yanni?

Existe uma mentirinha que as pessoas estão contanto para si mesmas que seria como ninguém mais aguenta essa história de Raluca, Jean L, Yanni e todos os outros personagens que surgiram nessa treta. Claro que tem alguns que de fato não aguentam mais, só que não é algo tão generalizado assim. Digo que é uma mentirinha porque, embora essas pessoas afirmam que não querem mais saber dessa história ou tentam parecer que não se importam com tamanha frivolidade, está todo mundo atualizado dos desdobramentos da polêmica. No fundo o povo ama uma fofoca!

Vamos pensar lá traz. Diggo, de longe a pessoa que mais se beneficiou com toda a história do Raluca e do Yanni, no auge da polêmica angariou quase que 14,5 milhões de visualizações somando os dois vídeos que fez sobre o caso. Abaixo dele, dezenas e talvez centenas de outros canais também lucraram com essa história. Como mencionei no meu outro texto, muita gente pagou o aluguel com o dinheiro dos vídeos que produziram sobre o caso. Havia muito interesse nessa história, caso contrário ninguém teria coletivamente farmado tanto em cima do Raluca e o Jean L. O Yanni foi um que tentou se aproveitar muito disso para se alavancar, porém como ele é burrão o tiro saiu pela culatra.

Atualmente o caso Raluca deu uma amornada. Até porque a treta do momento que a internet está vidrada é da Larissa Manoela com seus pais. Mas ainda rende algumas visualizações. Talvez não para o Yanni, afinal ele conseguiu se transformar na pessoa mais insuportável da internet brasileira. Os últimos vídeos do dossiê que ele produziu tiveram um desempenho muito menor do que os primeiros porque de fato as pessoas não aguentam mais a caçada dele por atenção.

Só que isso não impede dessas mesmas pessoas se atualizar do caso por meio de outros youtubers. O vídeo do qual eu tirei a imagem desse texto, um react de uma tal de Bianquinha da live do Yanni em que ele dá um exposed no próprio Raluca, já tem150 mil visualizações. Um valor que é de 5 até 15 vezes maior do que ela costuma pegar nos seus outros vídeos pelo que eu pude verificar. Ontem outro youtuber, o Stott, fez um exposed do exposed do Yanni e hoje já tem vários vídeos reagindo ou comentando sobre isso.

Isso acontece porque o YouTube também opera com a mesma lógica do SEO. Determinados assuntos, títulos e thumbnails vão te ajudar a ter um desempenho melhor no algoritmo dele e ser recomendado para outras pessoas ou então aparecer nos resultados do mecanismo de busca do próprio site. Então, é mais do que óbvio que veremos aqueles mesmos youtubers, que fizeram vídeos do Raluca lá em maio e junho, comentando desses novos eventos para tentar atrair mais audiência para os seus canais.

O SEO é inexorável!

Da parte do público, embora ninguém vá admitir, já tem milhares de pessoas nesses exato momento buscando coisas como:

  • Yanni teve um caso com Raluca;
  • Raluca acusou Yanni de assédio;
  • Yanni deu exposed no Raluca;
  • Yanni e Raluca brigaram;
  • Raluca manipulou Yanni;
  • Yanni manipulou Raluca;
  • Belmonteiro não deveria estar trabalhando?

Por aí vai. As pessoas vão aproveitar o que está sendo buscado para conseguir impulsionar seus perfis. E não me coloco fora dessa. O título inicial do texto era “Yanni, Raluca e o mundo governado pelo SEO”. Só que eu decidi mudar o comecinho porque, olhando as últimas atualizações da treta, imaginei que uma das coisas que vai ser mais pesquisada é essa história do Yanni e do Raluca terem tido um caso.

Mais pessoas farão a mesma coisa. Porque é isso que os algoritmos demandam e é o que funciona com o público. E se alguém duvida eu pergunto: por que você clicou nesse texto? Vai tentar me enganar dizendo que só estava curioso sobre o que é esse tal de SEO?


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes como TwitterFacebook e Tumblr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *