
Red Dead Redemption 2 é uma das melhores produções da história dos vídeo games e ponto. Não existe muito para discutir pois isso há muito tempo deixou de ser uma mera opinião. É um fato e eu já vi muitos artigos, vídeos e comentários para me assegurar desse consenso.
Diria até que ele é um título que transcende as nossas concepções do que um game é ou do que um game deveria ser. Por isso não existe nenhuma dúvida que Red Dead Redemption 2 seja arte, uma verdadeira obra-prima. Talvez a maior que já houve nessa mídia. Mas obviamente que eu não vim aqui apenas para rasgar mais seda para um game tão revolucionário. Meu objetivo aqui com vocês é mostrar porque Red Dead Redemption 2 conquistou esse título e argumentos não faltam.
Posso destacar, por exemplo, a sua direção artística ousada. Ela investe no fotorrealismo, mostrando todo o potencial gráfico dos vídeo games em vez de perder tempo criando uma estética própria e reconhecível. A história também é outro ponto alto, uma das mais bem escritas dos games e cheia de referências. Ela costura com excelência e originalidade todos os clichês mais bem estabelecidos pelos filmes western para mostrar como games também podem ser cinema. Por fim existe todo o respeito com o legado da Rockstar em termos de jogabilidade ao se utilizar da mesma estrutura de missões que estamos tão bem acomodados desde Grand Theft Auto: Vice City.
Contudo o verdadeiro talento de Red Dead Redemption 2 se resume numa única palavra: imersão.
Para alguns isso pode não significar muita coisa. É até possível que acreditem que imersão só é um termo vazio que nós gamers utilizamos de qualquer forma para aparentar que estamos dizendo algo importante. Mas a realidade não poderia ser mais diferente e Red Dead Redemption 2 é a prova viva disso. Ele soube dar uma atenção ímpar aos detalhes, transformando o que poderia ser um simples game de bangue-bangue sem qualquer real criatividade posta na sua estética, narrativa ou jogabilidade numa das experiências imersivas mais arrebatadoras que eu já vi nos vídeo games.
Assim chegamos ao título do texto. Pode soar bobo o que eu vou falar, me fazendo parecer um fã deslumbrado da Rockstar que não jogou qualquer outra coisa que não fosse games dessa empresa, mas o fato dos testículos dos cavalos encolherem de acordo com a temperatura é o que torna esse game tão revolucionário. Até um tempo atrás eu era uma pessoa que achava que essas coisas eram apenas bobagens que as empresas inseriam nos games para fazê-los parecer mais complexos. Porém no ano passado eu aprendi como esse tipo detalhe é tão integral para a gameplay.
Por exemplo, hoje quando olho para The Witcher 3: The Wild Hunt eu não me pego pensando em como o jogo consegue construir narrativas envolventes até numa simples missão de rastrear uma esposa desaparecida. O que eu penso é como o Geralt empurra a bainha das espadas para trás ao guardá-las. Ou então como o Aard faz gotas saltarem se você tiver perto de um corpo de água. Ou como as éguas do Geralt levantam um pouco mais a cabeça se tiveram muito fundas num rio. Eram detalhes preciosos que eu não tinha reparado até um vídeo no YouTube me apontá-los e agora minha experiência no game é completamente diferente por conta deles.
Então, a princípio, o fato que os testículos dos cavalos de Red Dead Redemption 2 encolhem ou aumentam de acordo com a temperatura pode parecer um capricho bobo usado para fazer marketing. Mas na prática ele é essencial para dar mais imersão ao game. Mesmo que você não repare nisso em momento algum da sua jogatina, apenas saber que tal detalhe foi inserido no jogo é o bastante para impactar na experiência. Décadas de evolução do game design culminaram nesse game, mostrando como a Rockstar elevou o nível demais. Algo que ela vem fazendo há décadas através do seu portfólio tão diversificado de games.
É muito gratificante ver que tantas horas foram gastas com designers e programadores para adicionar esses detalhes e muitos outros mais na gameplay Red Dead Redemption 2. Existe uma indústria antes desse game e existe uma indústria depois desse game. Em que outra época poderíamos ter uma experiência tão imersiva de montar num cavalo com testículos reduzidos? Isso é algo que eu nunca sequer cogitei em ver nos vídeo games. Às vezes fico até sem reação ao me lembrar que com todo o avanço da nossa tecnologia esse tipo de mecânica se tornou possível.
Bravo! Bravo! Bravíssimo! Mais um! Mais um!

Parabéns
Vc conseguiu me fazer sentir que eu realmente estou lendo um texto pra um video de 10 minutos pra um canal de 4mil inscritos no youtube que acha q rdr2 transcendeu a matéria
Mais um cliente satisfeito!
Sabe o que quebrou minha imersão neste post? O gif no final!
Não consegui pensar em mais nada e comecei a pesquisar. Eu não sabia que o Chavo/Chaves era TÃO conhecido no Brasil. Obviamente, na Espanha também o tínhamos na versão original, mas eu nem imaginava que pudesse existir em português! Que maravilha!
Dependendo de pra quem você perguntar, Chaves não é nem uma série e sim uma religião hahaha. É MUITO popular aqui no Brasil, transcendeu gerações e a gente tem reprises passando na TV até hoje. Chapolin também é bastante conhecido por aqui. Algumas outras produções do Bolaños chegaram a passar aqui por um tempo, mas não engataram da mesma forma que o Chaves e o Chapolin.