Eu particularmente acho Halloween Kills uma decepção de filme e sinônimo de uma franquia que já não sabe mais qual é a sua identidade. Contudo existe uma sequência no filme que eu acho válido ressaltar. É quando o Michael Myers invade a casa de um casal de idosos e acerta a esposa com um pedaço de lâmpada no pescoço. Apesar do ferimento a mulher continua viva, porém fica incapacitada de se mover. Por causa disso ela tem que ver o vilão esfaqueando repetidas vezes o seu marido.

Essa é mais ou menos a sensação de se estar no Twitter nas últimas semanas!

Uma analogia um tanto mórbida e talvez eu deveria me consultar com meu terapeuta mais vezes. Porém não vejo uma maneira melhor de descrever o que passamos nessa rede social desde sua compra pelo manchild bilionário Elon Musk pela bagatela de 44 bilhões de dólares. E tem sido nada menos que um show de horror esses dias!

Elon Musk & Twitter

Só nas últimas horas tivemos notícias da chefe de segurança do Twitter, Lea Kissner, renunciando o cargo. Depois o próprio Musk alertou os funcionários que existe a possibilidade da plataforma ir a falência. Isso vem uma semana depois que o Twitter teve uma demissão em massa de quase 50% dos seus funcionários. Isso se seguiu com boatos em que, dias depois, vários deles serem chamados de volta. Dava pra ficar um dia todo só linkando notícias de toda essa confusão que tem se sucedido e eu só estaria cobrindo ponta do iceberg.

Olha só, eu fui dar uma checada rápida na minha linha do tempo e caí num artigo da Verge falando que houve relatos sobre o botão de assinatura do Twitter Blue ter desaparecido em alguns dispositivos. Twitter Blue é um desastre por si só. O Elon Musk querendo monetizar o selo de verificado resultou em dezenas de contas fakes ridicularizando marcas, figuras públicas e o próprio Musk para mostrar o quão ruim foi essa decisão.

Ah, e não vamos esquecer também que desde o Elon Musk assumiu, várias empresas já decidiram suspender temporariamente seus anúncios na plataforma. O motivo foi a preocupação que sua marca acabasse sendo veiculada a conteúdo problemático.

E no meio disso tudo cá estamos nós, sentados observando o circo pegar fogo sem poder fazer nada já que somos meros mortais com boletos vencendo.

Nesses últimos dias eu sinto um clima fúnebre no Twitter. Semanas atrás já tivemos um dos melhores perfis do site decidindo por um fim nas suas atividades na plataforma. Tirando os apologistas dos Musk, que ainda se convencem que ele está sendo o vitorioso nesse cenário, muitos usuários já sentem que a plataforma tem seus dias contados e querem abandonar o navio. O problema é que não tem para onde nadar!

Hoje cedo eu pensei em fazer uma conta no tal do Mastodon que apresentaram como uma alternativa ao Twitter. Mas só de tentar criar a conta eu já me desanimei com a interface e funcionamento geral da plataforma. Então só posso é (não) pagar pra ver o que será desse site nas próximas semanas.

Não vou dizer que o Twitter é uma rede social que eu nutro algum carinho. A comunidade de usuários dela dá inveja na de Undertale pela quantidade de toxicidade. Contudo ainda assim ela tinha sua utilidade. Tenho colegas que conheci por lá que não quero perder o contato. Também o Twitter é o principal canal onde eu divulgo meu trabalho aqui do blog. Fora que o site me ajuda a manter atualizado no que está acontecendo no mundo e nas comunidades que eu curto. Mas não sei se triste é a palavra certa aqui. Diria, então, que é no mínimo decepcionante ver a plataforma sendo piorada pouco a pouco por um ególatra endinheirado que nem ao menos posta uns memes decentes na sua conta.

Enfim, é esperar pra ver e que o último funcionário apague a luz na saída e tranque a porta. De preferência com o Musk ainda dentro da sala!

EDIT 18/11/2022: Acordo hoje só para ver hashtags de RIPTwitter e O TWITTER VAI ACABAR depois que centenas de funcionários pediram demissão dado as últimas afirmações do Musk. São funcionários de áreas críticas do Twitter e agora fica ainda mais possível que a plataforma enfrente problemas de funcionamento nos próximos dias. Tem boatos que atualmente o site está operando apenas com 25% da equipe original. É, pode tocar a marcha fúnebre aí, Chopin!

EDIT 18/12/2022: Parece que de mês em mês eu vou ter que atualizar esse texto. Enquanto estava todo mundo de olho na final da Copa o Twitter anuncia que a partir de agora irá proibir a promoção gratuita de qualquer outra rede social na sua plataforma. Segundo as novas políticas sobre a promoção de plataformas alternativas, o Twitter passará a remover links que apontem para sites como Facebook, Instagram, Mastodon, Truth Social, Tribel, Post e Nostr. Até o Linktree está proibido. Parece que o Elon Musk quer acabar de vez com a plataforma mesmo!

EDIT DO EDIT 19/12/2022: Não levou nem 24 horas e o Twitter já removeu a página sobre as últimas mudanças polêmicas

EDIT 09/02/2023: Voltando a tradição de editar esse texto sempre que o Elon Musk dá outra muskada, ontem alguns usuários relataram um erro em que dizia que o limite diário de tweets tinha sido atingido. Ao que esse erro indica, existe a chance de no futuro o Twitter limitar a quantidade de tweets que um usuário pode fazer diária ou mensalmente. Assim eu especulo que essa vai ser mais outra tentativa forçada (e fracassada) do Elon Musk para incentivar o uso do Twitter Blue.

EDIT 18/02/2023: Oi… de novo! Agora o Twitter passa a cobrar seus usuários pela autenticação em dois fatores. O serviço que antes era gratuito agora só estará disponível para os assinantes do Twitter Blue. Só sucesso, hein Musk?

EDIT 28/03/2023: E aqui vamos nós mais uma vez. Ontem no seu perfil pessoal, Elon “parece que não entende sua própria plataforma” Musk anunciou que a partir do dia 15 de abril apenas contas verificadas aparecerão na aba de ‘Para você’


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes como TwitterFacebook e Tumblr

2 thoughts on “Twitter subiu no telhado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *