17 de maio de 2023.

Nesse fatídico dia eu decidi publicar um artigo chamado O caso Raluca e o insaciável mercado do exposed’. Ele não é exatamente sobre a treta, a utilizei mais como um gancho para outro assunto que me interessava. Entretanto tem dia que eu me questiono se ele foi de alguma ajuda de fato para o crescimento do meu blog. Sigo não tendo certeza disso… Nah! Eu aprecio as visualizações que recebi, mesmo que não tenha convertido leitores para o Backlogger. Quero acreditar que ao menos me ajudou a conseguir um pouco de alcance. Dinheiro eu sei que não porque no auge das visualizações o AdSense ainda não estava habilitado…

*emoji de palhaço*

Por outro lado, a internet supostamente não aguenta mais essa história do Raluca. Pelo menos é isso que eu vejo falarem mês sim, mês não. É um pouco irônico ver tanta gente, falando tantas vezes, o tanto que não querem mais ouvir falar de um caso que relembram por tantos meses, né? Essa é a pauta de hoje, mas primeiro precisamos de um contexto!

RECAPITULANDO A REPERCUSSÃO DO CASO RALUCA

O vídeo do Diggo sobre o caso Raluca foi um dos principais fatores para a história explodir tanto
Essa foi apenas a ponta do iceberg

Em maio estávamos no auge da treta entre o Raluca e Jean L porque foi quando novos personagens foram se juntando a história: Yanni, Stottes, Thayse, Teri (o que mais se ferrou nessa história toda), entre outros. O Diggo foi um dos grandes responsáveis pela explosão da treta já que foi o seu ‘Putz Raluca’ que a fez furar diversas bolhas. O vídeo se tornou o mais assistido do seu canal até que ele foi privado ou deletado. Mas antes disso acontecer, o ‘Putz Raluca’ foi assistido, comentado e assistido de novo por vários youtubers e streamers. Agora o primeiro lugar no canal do Diggo está é com o segundo vídeo que ele fez sobre o caso, ‘Putz Raluca 2’, que coincidentemente saiu no mesmo dia que publiquei aquele texto.

Como podem ver, esse artigo saiu quando todo o caso do Raluca e do Jean L já tinha se estendido muito. O motivo de ter durado tanto foi a sequência de desdobramentos da trama. Falo trama porque de certa forma até parecia um roteiro de uma série de adolescente. Você tinha personagens principais e coadjuvantes surgindo o tempo todo, muito melodrama, reviravoltas, traições, etc. Em dado momento até os abutres as pessoas que estavam comentando sobre o caso do Raluca acabaram envolvidas na confusão. Chega a ser cômico hoje ver a proporção que tudo isso tomou.

Portanto, a história ganhou várias sobrevidas graças a todo o conteúdo que se criou ao redor desse evento. Havia perfis inteiros que não falavam de outra coisa além do Raluca. Cada ocorrência, por menor que fosse, virava material para um vídeo novo pois o caso dava engajamento. Muito engajamento. Ok, não vou exagerar tanto assim. Dava mais engajamento do que o conteúdo normal desses perfis. Existem vários canais que se você for olhar o ‘Em alta’ verá que o vídeo mais assistido ou os vídeos mais assistidos são justamente aqueles comentando sobre o Raluca.

Muitos aluguéis foram pagos graças a esse caso porque todo mundo sabia que falar dele renderia visualização. No meu próprio texto, se me lembro bem, eu admito que a atenção que por ‘Raluca’ no título gerava foi um dos motivos de eu escrevê-lo. Assim como aconteceu com os canais que comentaram da treta, ‘O caso Raluca e o insaciável mercado do exposed’ se tornou meu artigo mais clicado do blog. Inclusive se você digitar ‘raluca’ agora no Google as chances são que esse texto apareça como um dos primeiros resultados da primeira página.

Notem que eu disse clicado e não lido, porque foram pouquíssimas as pessoas que de fato leram meu artigo já que ele não falava da treta. Nele eu fiz um argumentação relativamente extensa de que como esse conteúdo voltado para o exposed do qual o Raluca era um dos expoentes formam um mercado muito lucrativo para todo mundo na internet. Não apenas aqueles envolvidos nos exposed ganham visualização, mas também todas as pessoas que comentam sobre ele depois. Existe uma forte demanda por tretas de youtubers, streamers e influencers e o mais engraçado é que tem pessoas que fingem que não querem ver ou saber dessas brigas de internet.

Isso aconteceu com o caso Raluca nos meses seguintes. Depois que o Yanni entrou na jogada e produziu aqueles vídeos vergonhosos em que ele ainda acredita que estava tentando ajudar os envolvidos, o público começou a se encher da história. Ou pelo menos alegar que estava de saco cheio. Daqueles meses para frente, uma das frases que mais eu via se repetir no Twitter era de alguém falando como “não aguentava mais ouvir falar do Raluca”. Óbvio que toda treta por maior ou menor que seja eventualmente perde o interesse, mas essa é especial.

Foi aí que eu fiz o meu segundo texto sobre essa história: ‘O caso do Yanni com o Raluca e o mundo governado pelo SEO’. Aqui um dos pontos principais foi questionar a ideia que se as pessoas estavam mesmo fartas do Raluca & cia. Porque eu reparei que, embora as pessoas dissessem que não queriam vê-los mais no feed, elas estavam sempre repetindo isso justo quando um novo “capítulo” saía. Se existe uma verdade sobre a natureza humana é que ela adora uma fofoca, só que poucos tem a hombridade de admitir que gostam.

Não quero dizer com isso que não existam pessoas que realmente não querem mais saber dessa história. Inclusive tem dados para mostrar que o interesse sobre o caso do Raluca despencou vertiginosamente depois dos primeiros meses. O que acontece é que essas pessoas que de fato não ligam mais para a treta simplesmente não falam e nem pesquisam sobre ela. Vocês, por outro lado, que toda semana vão no Twitter repetir para os seus seguidores que não aguentam mais ouvir sobre Raluca, está na cara que ainda acompanham a história. É por isso que o caso nunca acabou de verdade.

O RETORNO DO CASO QUE NUNCA FOI EMBORA

Uma thumbnail intencionalmente mal feita de um típico clickbait para um texto comentando sobre como as pessoas, apesar de dizerem o contrário, ainda querem saber do caso do Raluca
E pensar que eu tenho mestrado…

Eu gostaria de dizer que essa thumbnail ficou intencionalmente ruim para ilustrar um clickbait barato, mas a verdade é que eu sou péssimo com edição de imagens.

Nesses dias pipocaram alguns vídeos no YouTube falando que o Raluca estava de volta. O que me fez pensar como ele poderia ter voltado sendo que ele nunca partiu de verdade. Desde setembro que o Raluca posta vídeos com frequência no seu canal, ainda que eles não tenham mais a mesma quantidade de visualizações de antes. Ele até deu uma sumida no final do ano, mas na última semana deu as caras de novo. E pra mim era óbvio que ele iria postar algo logo, não porque eu sigo acompanhando o caso, mas por que eu olho meu Google Analytics todo dia!

Parte da vida como um criador de conteúdo na internet, independente de qual mídia ou plataforma esteja, é analisar dados. Você não apenas precisa ficar atento as tendências do momento, como também monitorar o desempenho do que vem produzindo. É assim que você determina quais são os seus conteúdos que respondem melhor com a audiência e consegue orientar seu canal, seu perfil, seu blog a ter resultados mais positivos.

No meu caso, eu checo sempre duas plataformas do Google: o Analytics, que já mencionei, e o Search Console. São elas que me permitem saber como está a indexação do Backlogger, quais foram as principais pesquisas que levaram as pessoas ao meu blog e como foi o desempenho dos textos nos períodos selecionados. Ali do final de dezembro para cá eu vi que houve um aumento súbito nos usuários que chegaram no site. Nas semanas seguintes esse número decresceu, porém ainda mantinha-se maior do que antes do aumento. Foi uma não-surpresa para mim quando confirmei que era o texto do Raluca que gerou esse resultado. Portanto eu fui me informar do que tinha acontecido dessa vez.

O aumento ocorreu entre os dias 26 e 27 de dezembro que foi quando o humorista – que quem tem afinidade ideológica com o cara me garante que ele é muito engraçadoTiago Santineli lançou o Lixo Awards 2023. Ali o Santineli fez uma retrospectiva do seu canal e de alguns acontecimentos do ano, sendo que um dos citados foi o caso do Raluca. Teve um segundo aumento também entre os dias 30 e 31 que foi o dia que o Castanhari lançou a sua retrospectiva animada do ano. Foi tão boa que me fez ter vontade de ver a o Santineli. Enfim, lá o Raluca faz uma rápida aparição no fundo.

O vídeo do Tiago Santineli tem quase 800 mil visualizações enquanto o do Castanhari tem mais de 3 milhões. Acho que é seguro dizer que geraram algum interesse pelo nome do Raluca. O do Castanhari principalmente porque eu me lembro de no dia ver vários comentários falando como ele tinha aparecido na retrospectiva. Quem já conhecia o caso foi procurar se teve alguma nova polêmica e quem não conhecia foi procurar saber sobre a treta. Aqueles que digitaram o nome dele no Google provavelmente foram direcionados para o meu texto enquanto no YouTube caíram numa dúzia de canais diferentes. Fora que mais outros perfis também devem ter feito vídeos de retrospectiva citando esse episódio que colaboraram para gerar mais engajamento.

Não precisou de nenhum novo desdobramento ou revelação sobre o caso Raluca para gerar um novo pico de interesse. Só foi necessário alguém – com muitos seguidores, claro – citar o nome dele para que os curiosos de plantão fossem pesquisar e, ao contrário do que o Twitter insiste em repetir, mostrar que sim, as pessoas ainda aguentam muito ouvir falar do Raluca. Vamos aos dados agora!

O GOOGLE, O RALUCA E O RESTO DA INTERNET

Gráfico do Google Analytics do Backlogger mostrando os acessos no meu texto sobre o Raluca
Putz Google Analytics

A imagem acima mostra as cinco páginas com maiores visualizações do Backlogger nos últimos 90 dias. A linha destacada é o texto ‘O caso Raluca e o insaciável mercado do exposed’. Em outubro ocorreu o máximo histórico de acessos ao artigo, mas que caiu bastante logo em seguida. Durante o resto daquele mês, novembro e boa parte de dezembro as visualizações se moderaram. Depois dos vídeos do Santineli e do Castanhari, elas voltaram a subir e agora, mesmo com outras quedas, ainda permanecem mais altas do que nos meses anteriores. Detalhe: nesse período o quinto texto com mais acessos é ‘O caso do Yanni com o Raluca e o mundo governado pelo SEO’. Até uma semana atrás mais ou menos ele mantinha essa posição, até que finalmente caiu para sexto por causa do texto de Indiana Jones.

De novo eu reforço que não sou o único que fica olhando para esses dados. Qualquer criador de conteúdo que se preze (ou não) tem que olhar para suas métricas e analisar o que está funcionando dentro da sua plataforma e que tipo de conteúdo tem mais chances de trazer bons resultados. Portanto, todo canal que comentou sobre o Raluca deve ter notado um aumento nas visualizações de vídeos antigos que fizerem sobre o caso e pensado num jeito de aproveitar a ondar.

Aí uma semana atrás quais são as duas figuras que reaparecem depois de um período sem postar nada? Primeiro o Yanni com um vídeo falando sobre um futuro processo que ele vai mover contra o Raluca e depois o próprio também termina seu hiato de um mês e ressurge falando sobre outras polêmicas recentes que aconteceram no mundo. Após alguns dias, até mesmo algumas horas, vários outros youtubers menores voltaram a fazer vídeos com o Raluca no título. Citando um clássico do cinema: Coincidência? Eu acho que não!

Abaixo tem a progressão de interesse no termo ‘raluca’ nos últimos 30 dias. No Google vocês podem ver que ela vai variando normalmente com altos e baixos ao longo do mês. Já no YouTube a gente nota que da última semana para cá houve um aumento progressivo superior a semanas anteriores.

Um comparativo do aumento de interesse no termo Raluca tanto no Google quanto no Youtube
Ninguém aguenta mais ouvir falar do Raluca não. Confia!

Algo curioso que aconteceu é que no dia que eu comecei a escrever esse texto a Suavemente Comentado publicou um novo vídeo do caso. Nele, a Yasmin redireciona críticas ao Diggo, dizendo que tanto ele quanto outras pessoas que comentaram sobre a treta manipularam as narrativas assim como o Raluca. Como são 1h e 30min de duração eu não acho que que a Yasmin fez querendo embarcar na onda do aumento de interesse recente. Com certeza vídeo já deveria estar em produção pelo menos desde o início de dezembro por conta da demora que é reunir informação e editar. EDIT 26/01: e o Diggo respondeu.

Porém o efeito que ele está gerando é o mesmo que eu vi tantas vezes nos meses subsequentes ao início do caso Raluca. Várias e várias pessoas mais uma vez estão dizendo que não querem mais saber dessa história, ao mesmo tempo que o vídeo da Yasmin está ganhando mais visualização do que os últimos quatro que ela postou meses atrás. Já tem vários outros youtubers comentando e ganhando views também com esse vídeo. Uma hora as pessoas vão precisar reconhecer a ironia da fala delas. Não dá para ficar repetindo como você não quer ouvir falar do Raluca toda vez que algo relacionado ao nome dele surge. Está mais do que óbvio que “todo mundo” continua acompanhando esse caso e quer se aproveitar do engajamento que ele ainda gera. Alguns querem visualização, outros querem atenção, mas no final todo mundo quer ganhar algo com o caso.

Afinal, esse é o jogo da internet! Muita coisa que a gente produz e comenta não é exclusividade dos nossos interesses. Elas são ditadas pelas tendências do momento, principalmente para o casos dos criadores de conteúdo. São poucas as pessoas na internet que podem se dar o luxo de fazer vídeos, podcasts, textos, etc, apenas sobre aquilo que elas querem.

Por que você acham que eu criei o quadro de BO da Semana? Esse último texto sobre Palworld, Pokémon e Dragon Quest era um tópico que eu gostaria de opinar. Mas eu estaria mentindo para vocês se dissesse que a repercussão que o assunto estava tendo nas redes sociais não foi um fator que me influenciou a escrevê-lo. É um texto que tem muito mais chances de atrair leitores do que um artigo sobre um RPG de terror de 1989 ou um do aniversário de 15 anos de um jogo de RPG Maker que pouquíssima gente conhece. Se eu quero fazer esse blog ser rentável um dia, eu preciso uma hora ou outra falar de pautas recentes e que estão com bom engajamento na internet.

Por esse mesma lógica que eu estou fazendo um terceiro texto envolvendo o nome do Raluca. Porque eu sei que ainda tem muita gente que, ao contrário do que dizem nas redes sociais, estão loucos para consumir mais material a respeito dessa história.

– Eu não, Belmonteiro! Eu não aguento mais ouvir falar sobre o Raluca.

Tem certeza? Porque, assim, me responde um negócio rapidinho. Assumindo que você não é uma das 5-10 pessoas que acompanham o Backlogger e tem interesse em ler as coisas que eu escrevo, o que você está fazendo aqui? Por que você clicou no link para um site que você provavelmente não conhece a respeito de um assunto que você supostamente não quer mais saber a respeito? Eu sou o responsável por toda a revisão de SEO do artigo e tudo, palavra-chave, imagem destacada, textos alternativos, headings, tudo foi pensado para obter resultados com o termo ‘raluca’.

Quem chegou no meu blog por conta desse texto, estava procurando sobre coisas relacionadas ao caso. E se estava pesquisando sobre ele é porque tem curiosidade de saber o que está rolando. Não adianta falar o contrário nas redes sociais. Nós, audiência e criadores de conteúdo, podemos até convencer os nossos seguidores dizendo que estamos acima dessa treta. Porém o Google sabe como somos de verdade!


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