Estou “atrasado” nesse assunto porque, a princípio, eu não tinha nada mais para falar que eu não tivesse dito antes. Essa bobeira de que Pokémon copiou Dragon Quest – surgida depois que Palworld entrou em early access – já foi discutida (e refutada) em exaustão. Aqui no blog eu já cobri essa história tanto na perspectiva dos designs quanto na jogabilidade. Para mim, quem continua estendendo essa discussão ou é teimoso, ou é desonesto ou quer ganhar engajamento com polêmica. Talvez as três coisas ao mesmo tempo!
Contudo, para ser justo, a volta dessa discussão nas últimas semanas não foi totalmente por causa dessa galera. Ela ressurgiu com a notícia que a Nintendo processou a Pocket Pair alegando que o estúdio criador de Palworld violou alguma patente. O quanto essa ação procede ou não ficará a cargo do Tribunal Distrital de Tóquio julgar. A minha opinião de leigo é irrelevante nessa situação. A única coisa que poderia dizer, dentro do meu achismo, é que não ponho a mão no fogo por nenhuma das partes envolvidas.
Mas aí tinham que reviver aquele maldito meme!
Quando vi a notícia, eu sabia que era só questão de tempo até aquele meme voltar a circular pelas redes sociais. Vocês sabem qual! Mas notem que eu fico me referindo a meme porque é isso que aquela imagem é.
Determinar exatamente quando e como essas coisas surgiram na cultura caótica da internet não é muito fácil. Tem muita diz-que-me-diz e você nem sempre vai conseguir chegar na fonte original. Então, usando o princípio da navalha de Ockham, a versão da história dessa imagem que mais me parece correta é que o meme surgiu numa comunidade de Dragon Quest para provocar os fãs de Pokémon. Ok, só uma briga de torcida bobinha e que deveria cair no esquecimento com o tempo. O problema é que anos depois algumas pessoas olharam para essa brincadeira inofensiva e passaram a tratá-la como um argumento real.
Pois bem, o meme está de volta. Só que a versão que passou por mim algumas vezes era um pouquinho diferente daquela que eu destaquei no meu texto lá de atrás:
E não é que essa nova versão conseguiu me deixar AINDA MAIS irritado do que a original? Mas para ser sincero, não é muito difícil me irritar.
Dá para sentir que quem editou esse meme só queria causar já que ele saiu cortando a imagem de qualquer jeito e colocando as datas de lançamento de cada jogo depois de uma pesquisa de 30 segundos. E eu nem acho que a pessoa fez isso com alguma malícia. Novamente com a navalha de Ockham, aposto que foi só fruto da velha ignorância que o gamer tem com sua própria mídia apesar de gritar aos quatro ventos que manja muito. Mesmo com ou sem intenção, a nova versão do meme invariavelmente adiciona um pouco mais de desonestidade na discussão porque uma informação jogada sem o devido contexto só vai poluir o debate.
De fato, se você pesquisar ali no Google vai ver que o primeiro Dragon Quest foi lançado em 1986, dez anos antes de Pokémon Red & Green, no Japão. Entretanto, essa data aumenta as inconsistências da imagem original cheia de comparações esdrúxulas por si só. De todos os monstros que aparecem ali, somente um deles pertence ao Dragon Quest original. Coincidentemente é o primeiro monstro da primeira linha, o morceguinho Dracky. Já os demais monstros foram surgindo nas sequências de Dragon Quest II até Dragon Quest VI, este lançado poucos meses antes da estreia de Pokémon.
Até aqui não muda muita coisa, né? Se alguém quiser pode alegar que isso reforça como Pokémon copiou os designs dos jogos subsequentes. Inclusive, naquele meu primeiro texto teve um cara que falou que um desenvolvedor de Pokémon admitiu numa entrevista que eles se basearam nos monstros de Dragon Quest V. Eu tenho toda certeza que isso aconteceu de verdade, mesmo que até hoje eu não tenha recebido o link com a tal entrevista.
Porém, tem umas outras informações que ficam de fora quando se tenta simplificar o argumento a uma comparação limitada entre duas datas. Felizmente eu sou implicante e tenho tempo demais disponível para verificar essas coisas.
O criador de Pokémon, Satoshi Tajiri apresentou a sua ideia – que inicialmente se chamava Capsule Monsters – ao Shigeru Miyamoto em 1990, dois anos antes do lançamento de Dragon Quest V. A Nintendo aprovou o projeto e o desenvolvimento de Pokémon se iniciou naquele mesmo ano.
Graças aos poderes da internet, hoje a gente tem acesso a scans do documento da proposta do Satoshi onde a gente encontra algumas artes conceituais do Ken Sugimori. Na imagem vocês conseguem reconhecer alguns rostos: Kangaskhan, Nidoran, Voltorb, Slowbro, Grimer, Lickitungm, Exeggcute, Pinsir, Lapras, Gastly, Cubone, Staryu, Cloyster, Tangela, Arcanine, etc.
Já nos seus primeiros rascunhos os designs do Sugimori estavam bem distantes dos designs dos monstros de Dragon Quest. Mesmo aqueles que o meme faz uma comparação forçada, como o Smog e o Gastly ou Scissor beatle e o Pinsir, são tão diferentes que chega a ser ofensivo implicar que houve cópia entre eles. Isso lá no início dos anos 90 e não 1996 como a imagem leva a crer.
Eu acho incrível como toda vez que essa discussão volta ela consegue ficar pior. Mas sabe por que eu me importo o suficiente com ela a ponto de escrever um terceiro (tecnicamente um quarto) texto sobre? É porque Dragon Quest não merecia nada isso!
Eu falei meses atrás e repito mais uma vez: o que me motivou entrar na discussão foi essa besteira de enfiar Dragon Quest no fogo-cruzado. Eu não me preocupo com Pokémon, afinal é uma marca hegemônica. É a maior franquia multimídia da história, a terceira franquia de jogos mais vendidos, uma das séries animadas de maior sucesso com audiências tanto orientais quanto ocidentais e reúne centenas de milhões de fãs ao redor do mundo. Ela não precisa de qualquer defesa.
Com Dragon Quest eu já acho que a história é um pouco diferente. Ainda que seja a 26ª série de jogos mais vendidos da história, eu não vejo a marca tendo a mesma presença no imaginário popular – pelo menos não no global – sendo substituída há décadas por Final Fantasy. Dragon Quest pode até ter uma fanbase sólida e fiel, mas mesmo que se unisse com a de Palworld a comunidade de Pokémon engoliria ambas com facilidade. Então qualquer ajuda é útil nesse caso.
Quando eu vejo um bando de mocorongo forçando pela milésima vez essa comparação infundada, eu não acho que eles estejam fazendo remotamente um favor a Dragon Quest e sua influência na história dos RPGs japoneses. Vejo menos ainda a imagem de Pokémon ser afetada. As maiores chances de toda essa besteira é a franquia de Dragon Quest passar a receber um ódio gratuito porque resolveram enfiá-la numa briga que ela não tinha nada a ver.
O Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes Bluesky, Twitter e Tumblr. Para mais BOs da Semana clique aqui.
Rapaz, idiota na internet é um perigo: sempre estão tacando lenha na fogueira.
Eu fico até com medo qual vai ser a próxima besteira que vão tirar do chapéu pra “provar” que Pokémon copiou Dragon Quest