EU ODEIO O GOOGLE DISCOVER!

Meme do "Fuck X, All My Homies Hate X" editado com a logo do Google Discover

Tem um ditado que eu gosto muito que diz assim: “O homem planeja e Deus ri”. Caso não tenham notado, eu sou homem e, como devem imaginar, de vez em quando eu faço planos…

No finalzinho de 2025, eu publiquei a minha tradicional e segui para o meu merecido descanso de fim de ano. Mais ou menos. Embora eu estivesse de férias do trabalho, não tirei férias do Backlogger. Durante as últimas semanas de dezembro eu continuei escrevendo. Deixei uns cinco ou seis, agora não lembro o número exato, textos prontos para janeiro com a ideia inicial de publicá-los de dois em dois dias. Eu sabia que existia a possibilidade de surgir um ou dois textos extras durante esse período, mas não muitos. Dentro do meu planejamento, eu teria no máximo três semanas de conteúdo para começarmos o ano bem servidos. Agora vem as risadas!

Surgiram bem mais do que um ou dois textos extras e foi só agora na segunda metade de fevereiro que consegui esvaziar o meu backlog. E porque eu falei para mim mesmo que aquele de Tropa de Elite seria o último independente do que acontecesse. Fiquei com um leve burnout, desenvolvi um tique nervoso, minhas mãos doem e acho que estou ficando sexualmente atraído pelo alfabeto. Fora isso estou bem. Duas coisas interferiram nos meus planos, tretas e novas ideias. A primeira eu já esperava, mas até que levou um tempo para chegar no mês. Primeiro teve aquela história sobre dublagem por IA e outros imbróglios que não quero comentar porque um deles já me deu dor de cabeça o bastante.

O que pesou mesmo foi a segunda em que um texto começou a puxar outro(s). Por exemplo, no dia 19 eu publiquei minha crítica de Look Outside. Nela teve um parágrafo particular em que citei o nome de Resident Evil e por causa disso eu me senti na obrigação de explicar porque o considero um malefício a longo prazo nos jogos de terror. O artigo foi postado dia 27 depois de eu cobrir algumas tretas e em seguida me bateu uma vontade de fazer um Top 5 dos jogos de Resident Evil. Como se isso não bastasse, semanas depois ainda fiz um texto de Resident Evil Gaiden que ficou em terceiro lugar na minha lista.

Aí outros textos que já estavam na reserva foram adiados por dias ou até semanas, o que me deu tempo de fazer outros textos que empurraram o fim desse “intensivão” de conteúdo mais um pouco para frente. Apesar de ter saído um pouco fora do controle, eu queria essa alta movimentação no blog durante um período porque fazia parte de uma experiência. Meu objetivo era verificar se o aumento da frequência de publicação levaria o Backlogger aparecer mais uma vez no Google Discover.

Já mencionei esse nome algumas vezes no passado, mas não custa nada explicar de novo. Se você já scrollou para baixo no seu aplicativo do Google Chrome alguma vez na vida, parabéns, você encontrou o Discover. É um feed personalizado para celulares que te recomenda artigos de acordo com seu histórico de buscas e suas atividades online (afinal privacidade é uma ilusão). Portanto, para blogs e outros sites menores o Google Discover deveria ser uma valiosa ferramenta para alavancar conteúdo e ampliar nosso alcance, né? Teoricamente sim…

Como a Google descreve na sua página:

As páginas são automaticamente qualificadas para exibição no Discover quando são indexadas pelo Google e atendem às políticas de conteúdo do Discover. Não é necessário incluir tags especiais nem dados estruturados. A qualificação para aparecer no Discover não é uma garantia de exibição.

O conteúdo que pode aparecer no Discover inclui uma ampla variedade de temas alinhados aos interesses de uma pessoa. Conteúdos mais antigos podem aparecer se forem úteis e relevantes para pessoas com base nos interesses delas.

Durante um curto período isso aí funcionou para mim. Lá por meados de 2023, o Backlogger aparecia com moderada consistência no feed. Até mesmo uns textos publicados meses atrás ganhavam humildes cliques, embora os maiores resultados fossem apenas impressões (quando um link aparece para o usuário numa das suas buscas). O engajamento não era grandes coisas, nunca cheguei a bater mais de 100 cliques num dia, mas já me ajudava bastante a chegar em mais pessoas. Entretanto, um belo dia o blog simplesmente parou de aparecer por lá.

Eu queria poder trazer as informações exatas para vocês, só que o processo de enshitfication do Google segue forte então eu só consigo pegar os dados do final de 2024. Felizmente naquele texto de aniversário um ano do Backlogger eu cheguei a tirar uma foto do gráfico:

Screeenshot do gráfico do Google Discover mostrando os artigos que apareceram na plataforma nesses últimos meses

Percebam que a presença do blog no Google Discover não era tão estável, tinha seus altos e baixos, mas pelo menos aparecia por lá todo santo dia dia. Então, em novembro de 2023, teve um sumiço brusco de todos os artigos e assim ficou por umas semanas. Quando o site enfim voltou para o feed, ele já não tinha o mesmo desempenho de antes. A presença no Discover foi diminuindo e diminuindo até sumir outra vez.

Lembro que tentei ver se tinha algo que eu pudesse fazer para fazer alguma coisa, mas a minha condição crônica de leigo se mostrou um obstáculo muito grande. Aceitei a realidade que meus tempos de glória com o Google Discover haviam passado e parei de olhar o painel. Entretanto, como num passe de mágica, em 2024 o blog apareceu por lá de novo. Dessa vez bem esporadicamente, um ou outro texto era recomendado no feed em dias aleatórios. Os critérios que a Google utiliza permanecem um mistério para mim e eu prefiro acreditar que é tudo com base num “unidunitê tecnológico”.

Como eu disse, não consigo mais ver os gráficos daquele período todo, então eu peguei o intervalo dos três últimos meses de 2024. Aqui já dá para ver que era raro o Backlogger pontuar no Discover, tendo seu último pico na primeira semana de dezembro e afundando vertiginosamente nos dias seguintes. Mais uma vez me vi fadado a aceitar que as bênções do feed já tinham se esgotado para um reles mortal como eu.

Gráfico dos resultados do Backlogger no Discover no final de 2024

Mas a vida, a vida, senhores, é uma caixinha de surpresas!

Em fevereiro de 2025 a Google me deu sua punhalada final. Naquele mês eu publiquei dois textos em sequência sobre fangames de Os Cavaleiros do Zodíaco que eu conhecia dos meus tempos frequentando as comunidades de RPG Maker: As Novas Lendas e A Saga de Hades. Na manhã seguinte, eu acordo e me surpreendo com a quantidade assustadora de visitantes no Backlogger. Não vou mentir, por alguns segundos eu achei que o cancelamento tinha chegado. Fui averiguar o que aconteceu e descobrir que aqueles dois textos foram recomendados no Google Discover, resultando num engajamento que eu nunca tinha tido antes. Cada um teve mais de 10 mil cliques e centenas de milhares de impressões.

Hoje eu considero aquele dia um dos momentos mais terríveis da história do blog porque ele me deu a pior coisa que você pode dar a qualquer pessoa: esperança!

Por uns dias eu fiquei muito animado, achando que isso abriria as portas para uma nova fase do Backlogger. Uma semana depois a realidade bateu com essa porta na minha cara. Pela terceira vez meu site desapareceu do feed do Discover, sendo seu último suspiro com o texto sobre Flow que tinha acabado de ganhar o prêmio de Melhor Animação no Oscar. Agora faltam poucos meses para completar um ano de total ausência na plataforma e isso me desanima um pouco.

Eu nunca tive a ilusão que conseguiria atingir a lendária estabilidade financeira com um blog, mas eu era otimista que ganharia algum dinheiro depois de um tempo. Se eu conseguisse atingir o valor mínimo de 100 dólares por mês, seria mais do que o suficiente para arcar com os custos de hospedagem e renovação de domínio do site. Mais do que isso, sobraria um dinheiro para eu poder investir de volta. Daria para comprar plugins que melhorassem o desempenho do site, conseguir a versão premium dos temas que tem mais opções de otimização, talvez contratar um web designer para eu parar de mentir pra mim mesmo que sei o que fazer por aqui. Hoje tudo isso não passa de uma fantasia, um devaneio, um sonho de uma noite de verão.

Para não soar tão derrotado, hoje o Backlogger está vivendo sua melhor fase. Gosto de acreditar que melhorei na qualidade dos meus textos e também tenho conseguido mais engajamento. Bater mais de 100 visitantes num único dia já não é um evento fora do comum. Porém o AdSense continua flutuando entre cinco à dez centavos. Quando rola algum pico, que mal chega no teto de 50 centavos, é porque algum tweet meu deu uma viralizada e eu botei o link para algum texto embaixo dele. O máximo que eu ganhei num único dia foi um dólar e pouco naquele episódio dos fangames e por isso é tão frustrante ficar de fora do Discover.

A Google até te dá uma série de orientações para aumentar a probabilidade de aparecer lá, mas o meu pessimismo de agora com a plataforma me faz encarar esses critérios como uma piada de mal gosto. “Crie conteúdo relevante para os interesses atuais, que conte bem uma história ou forneça insights exclusivos”, o que diabos isso significa? O que havia “relevante para os interesses atuais” em dois joguinhos de RPG Maker de Os Cavaleiros do Zodíaco feitos no início dos anos 2000? Eu até entendo que existe uma fanbase brasileira bem engajada, mas eu duvido muito que eles estivessem procurando esse tipo de conteúdo.

Também não dá para dizer que é porque o Google não reconhece o conteúdo do blog como de qualidade, afinal eles me aceitaram no programa de AdSense. Então está cada vez mais claro que Discover é muito útil para os grandes veículos como IGN, G1, Omelete, AdoroCinema, TecMundo, Olhar Digital, entre outros. Para sites pequenos como o meu, a plataforma nada mais é do que uma loteria e o meu bilhete premiado já foi escolhido. Sabe-se lá quando irei ganhar de novo.

Foi por isso que, como último recurso, resolvi fazer essa bateria de publicações com uma frequência maior. Eu queria saber se eu postasse mais teria chance de algum texto aparecer por lá. Nesses dois meses foram 24 publicações entre artigos, ensaios, críticas, BOs da Semana, Belmonteiro’s Log, Double Down, Três por Dez. Acho que praticamente toda categoria do site recebeu pelo menos um texto, até crítica de livro eu fiz. Para os padrões do blog isso foi coisa para cacete. Para vocês terem uma noção, isso é mais do eu publiquei nos quatro primeiros meses do ano passado. Aí fica a pergunta, surtiu algum efeito? Vejamos um último gráfico de dois dias atrás:

Gráfico do desempenho do Backlogger no Discover nos últimos 2 meses

EU ODEIO O GOOGLE DISCOVER!!!


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Para mais textos do Belmonteiro’s Log clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima