Como Os Cavaleiros do Zodíaco me tornou milionário [NÃO É CLICKBAIT]

Ok, talvez seja um POUCO clickbait!

Belmonteiro’s Log era pra ser um quadro que eu atualizaria com maior frequência já que são textos mais descontraídos. E de vez em quando exagerados. Porém a vida é como uma caixa de chocolates e todos eles são Caribe. Os últimos meses foram um tanto infernais, felizmente isso não afetou o conteúdo do blog. Só precisei alocar meu tempo livre naqueles textos que eu tinha que fazer. Agora as coisas deram uma acalmada, então consigo me dar o luxo de fazer algo despretensioso de novo. Pois bem, caso não saibam, no último mêseu fiz uma mini maratona de fangames de Os Cavaleiros do Zodíaco criados no RPG Maker por um cara chamado GustavoLC. O que era para ser uma curta experiência nostálgica, acabou produzindo mais reflexões do que eu esperava.

Eu tinha planos de jogar apenas um deles, o único que eu tive contato na minha infância. Como eu encontrei os três jogos do GustavoLC para baixar – e mais uma vez faço propaganda gratuita do antigo blog dele – resolvi conferir todos. Isso levou à elaboração de três textos diferentes por conta daquela promessa que fiz comigo mesmo de ter que falar de qualquer jogo de RPG Maker que eu zerar. É minha forma de contribuir na preservação da memória dessa cultura tão pouco conhecida e ainda menos valorizada.

Eu não esperava muita coisa dos textos de Os Cavaleiros do Zodíaco porque, oras, são textos sobre jogos de RPG Maker. Com exceção de Saint Seiya RPG: Asgard Chapter – curiosamente outro fangame e nesse caso é conhecido por gente até fora da bolha – essas publicações não costumam trazer muitos leitores para o Backlogger. Está tudo bem, são textos que eu faço mais para mim do que para os outros então não crio expectativas.

Contudo, para minha surpresa, esses textos sobre Os Cavaleiros do Zodíaco geraram um resultado acima do normal. Especificamente no Google Discover.

A imagem mostra uma série de estatísticas da plataforma do Google Discover, mostrando alguns dos textos do Backlogger que apareceram por lá

Sempre que eu menciono esse nome eu sinto a obrigação de explicar o que é, então me desculpem por estar me repetindo pela sei-lá-quantas-vezes. Google Discover é uma plataforma do, hã, Google que é exclusiva para celulares. É um recurso para recomendar conteúdo personalizado aos usuários com base nas suas pesquisas. Quando você abre o app de busca, se scrollar para baixo vai encontrar dezenas e dezenas de artigos selecionados de acordo com o que você costuma ler. Isso ajuda bastante blogs e sites como o meu, apesar de que não é sempre que você aparece por lá.

Como podem ver na imagem, dois dos três textos que eu fiz dos fangamesA Saga de Hades & As Novas Lendas – tiveram um desempenho fora da curva no Discover. Somando os dois, deu quase 450 mil impressões e mais de 20 mil cliques. É algo que nunca tinha ocorrido na história do blog antes. Para vocês terem uma noção, o meu recorde até então foi com aquele texto de Stardew Valley. Ele conseguiu 10 mil impressões e um pouco menos de 900 cliques, dez vezes menos do que qualquer um dos dois textos de Os Cavaleiros do Zodíaco. Até o mais recente sucesso do texto de Flow, que está em alta por ser o vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2025, não chegou aos pés deles.

Isso deveria me deixar feliz e me deixou mesmo. Por uns dois dias. Se por um lado esses números me dão a esperança que um dia o Backlogger vai alcançar muitas pessoas além dos meus amigos e seguidores das minhas redes sociais, uma turminha do barulho pequena, por outro lado eles me mostram como muito do sucesso de um texto depende da generosidade do Discover com o site. Generosidade é a palavra que eu julgo correta aqui porque eu não faço a menor ideia de como a plataforma seleciona os artigos que irá recomendar para os usuários.

Reparem que o texto de Poseidon não foi recomendado para ninguém no Discover, entretanto o texto extra que fiz para comentar para falar rapidamente de cada fangame apareceu por lá com resultados bem mais modestos que os dois primeiros. Eu já li dúzias de artigos explicando como aparecer no Discover e, sinceramente, parece que ninguém sabe de verdade. “Criar conteúdo de alta qualidade”, “usar imagens e vídeos”, “aplique técnicas de SEO” são algumas das sugestões que eu recebi. Algumas delas descambam para subjetividade e outras parecem coisas que todo mundo faz naturalmente nos seus textos. Pra mim parece que ninguém quer admitir que tudo depende da decisão do Seu Google.

Até o papo de falar sobre pautas “quentes” não oferece uma real garantia de aparecer na plataforma. Aquele meu artigo falando sobre a controvérsia ao redor de Avowed até hoje não deus as caras no Discover. Mas o texto curto de um jogo sobre cavar um buraco está lá. Eu arrisco a dizer que a metodologia do Google é análoga a metodologia da economia americana de South Park:

Isso desanima um pouco porque atualmente mais de 90% das pessoas que chegam ao meu blog são pelo celular. Logo, aparecer no Discover é fundamental para o meu alcance. Pegando o exemplo lá de cima, as mais de 500 pessoas que abriram meu texto sobre Flow o fizeram por meio da plataforma. Isso gera impactos não apenas no ranqueamento do site, como também no AdSense. Este que já tem um problema a parte porque eu não consigo fazer as propagandas funcionarem 100% nessa birosca!

Atualmente eu não tenho qualquer pretensão de ganhar dinheiro com o Backlogger, mas é claro que já sonhei com isso. Quando comecei o blog eu estava positivo que daria para conseguir nem que fosse um troco de pinga. Entretanto a realidade veio com força total e logo eu percebi que monetizar o conteúdo (e conseguir receber) é bem mais difícil do que eu imaginava. Estou ciente que o meu formato de conteúdo é um dos formatos menos consumidos na internet. Mais do que isso, a “linha editorial” do Backlogger também não me ajuda muito.

O que dá mais certo atualmente é a publicação de notícias, com textos objetivos, com temas recentes e também com uma frequência alta de postagens. Meu textos em geral são bem longos, alguns passando facilmente de dez minutos de leitura, porque sou uma pessoa prolixa. Se tratando dos jogos, séries e filmes que eu comento aqui, na maioria das vezes é muito tempo depois do seu lançamento. Foi até o motivo de eu criar o quadro do BO da Semana para ter uma forma de comentar esses assuntos do momento. Por fim, como eu sou o único redator do blog, não dá para garantir conteúdo frequente. Do segundo texto de Os Cavaleiros do Zodíaco para o terceiro teve um intervalo de quase duas semanas. Assim eu acho muito difícil que o meu blog vingue, tenho até dúvidas se vou chegar na numa posição de renda extra.

Esses 20 mil cliques que recebi falando de fangame de RPG Maker me renderam a bagatela de dois dólares e meio no AdSense num espaço de três dias. É até muito se compararmos com os números normais do blog que costumam flutuar entre zero e dois centavos por dia. Contudo devo lembrá-los que o programa de AdSense só faz a transferência quando você alcança o valor mínimo de 100 dólares. Sabe quanto eu tenho acumulado nesses quase três anos de Backlogger? Menos de 11 dólares! Com base nesse último evento, eu precisaria de quase 800 mil cliques para chegar nos 100 dólares. Não é impossível, apenas improvável a curto, médio e até mesmo longo prazo. Então o sonho de ficar milionário fazendo texto sobre fangame de RPG Maker talvez não se concretize…

Mas não se deixem levar pelo pessimismo do texto, o futuro do blog não está incerto. Falei no início desse ano que vou manter o Backlogger pelo tempo que for possível. Eu gosto de escrever, independente dos resultados que os textos geram. Só quis trazer algumas ponderações sobre essa minha relação de amor e ódio com o Discover. O Belmonteiro’s Log é uma forma de eu buscar um contato mais informal e pessoal com quem me acompanha e gosto dessas historinhas de bastidores. Fora que a minha mente achou divertida a ideia do título. Enfim, por hoje é isso. Vejo vocês daqui três ou cinco meses quando eu pensar em outro texto descontraído para fazer.


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes Bluesky e Tumblr. Para mais textos do Belmonteiro’s Log clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima