Eu não aguento mais atualizar meu texto sobre o Elon Musk

Elon Musk e mais uma das suas presepadas com o Twitter que ninguém aguenta mais
Pare, Elon Musk. Procure ajuda!

Em novembro de 2022 eu soltei um pequeno texto chamado: Twitter subiu no telhado. Pessoas que consomem ALTÍSSIMA cultura reconheceram a referência. A princípio esse era só um texto para eu comentar sobre o clima fúnebre que eu observava no site depois que o Elon Musk assumiu a gestão da plataforma. Nele eu linkei algumas notícias que comentavam sobre as várias decisões ruins que o Sr. Musk tomara no Twitter. Decisões essas que até hoje tem desagradado desde usuários comuns até anunciantes e profissionais da área.

Com o tempo eu passei a revisitar aquele texto atualizando-o com a mais recente presepada do Elon Musk com o site. Praticamente todo mês tinha uma decisão ruim ou mais para os jornais reportarem. E se eu quisesse poderia ficar semana após semana atualizando o artigo porque material não falta. Mês passado a Vox lançou um ótimo artigo que reconta todo o desastre da gestão do Musk para o Twitter e mostra como o “gênio” do empreendedorismo parece não entender da plataforma que comprou.

Mais recentemente, ou seja; ontem, vi que as pessoas estavam compartilhando algum tweet do Sr. Musk. Eu tomei a decisão pessoal de tentar ignorar qualquer coisa dele que surgisse na minha linha do tempo. E consegui por 24 horas, mas hoje mais cedo eu não resisti e enfim li o tweet. Musk anunciou que a partir de 15 de abril somente as contas verificadas irão aparecer na aba de ‘Para Você’. Ele também disse que somente os usuários verificados poderão votar nas enquetes. Segundo o Musk, o que motivou essa decisão foi a única forma que encontraram para combater os bots na plataforma. Porém alguns usuários, e eu também não descarto essa possibilidade, acreditam que a motivação real é o ego ferido dele que até hoje não teria superado esse episódio:

Elon Musk passando vergonha como sempre no Twitter
E tem gente que acha que democracia não funciona!

A aba de ‘Para Você‘ já tinha reunido detratores porque, embora ela seja boa para encontrar novos perfis que você possa achar interessante, o fato dela vir como a padrão em vez da ‘Seguindo’ desagradou a maioria dos usuários. E agora que apenas contas verificadas aparecerão lá, muitas pessoas sentem-se ainda mais desmotivadas a utilizá-la. Além de enfurecidas porque essa decisão só demonstra, mais uma vez, a tentativa forçada do Elon Musk em tornar a plataforma rentável através da compra do selo de verificado.

E assim mais uma vez eu me vi obrigado a ir lá no meu antigo texto, que agora já soma 14 links de notícias diferentes, para atualizá-lo com a nova muskice do mês. Eu não aguento mais! Não teve uma, uma decisão sequer que esse cara tomou que tenha sido bem aceita pela comunidade e ele não para. Parece que ele tem um fetiche em destruir o site que ele gastou não lembro mais quanto bilhões de dólares para comprar.

O Twitter sempre foi largamente criticado até mesmo por pessoas que utilizavam o site religiosamente. Mas isso tinha muito haver com a cultura tóxica que a comunidade dele formou. Hoje a gente não critica o Twitter apenas pelo seu público, mas também por ser uma ferramenta que parece ficar pior a cada nova mudança. Por enquanto o que nos resta é agonizar e aguardar o dia que o Bluesky será aberto para o grande público e talvez tenhamos esperança de uma plataforma melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima