Marvel’s Spider-Man 2 lançou há alguns dias. O jogo tem sido universalmente aclamado pela crítica e jogadores, sendo considerado um dos melhores jogos de super-heróis desses últimos anos. Se essa afirmação está ou não correta não faz a menor diferença. Quanto mais velho eu fico menos importância eu vejo nessas falas de “o melhor dos últimos tempos”. O que eu acho que vale a pena comentar me veio a cabeça ontem a noite após esse inocente tweet que passou no meu feed:
Antes de prosseguir: eu discordo em gênero, número e grau do tweet acima. Mas eu só estou usando-o para ilustrar um ponto. Não quero incentivar nenhum ataque a pessoa que o escreveu, até porque tenho nada além de uma discordância sadia aqui. Já vi gente xingando o usuário como se tivesse falado alguma barbaridade e não apenas estar errado. E nessa questão eu afirmo categoricamente: achar que existe alguma divisão de opinião nos jogos acima que agrega algo de valor a essas obras é pura ilusão!
Vou ignorar The Last of Us Part II e God of War: Ragnarok porque a vez deles já passou. Vou centrar meus comentários exclusivamente em Marvel’s Spider-Man 2. A opinião acerca desse jogo não está nem próxima de ser dividida. Ele não é nenhum Deadly Premonition ou Rule of Rose, esses sim que desde o seu lançamento fomentam opiniões bem dissonantes sobre os jogos. O Deadly Premonition principalmente, porque dez anos atrás ele tinha até a alcunha de “survival horror mais criticamente polarizado“. O caso do Homem-Aranha é muitíssimo diferente!
Não existe um lado A defendendo fervorosamente o jogo e um lado B o criticando arduamente. É bem mais simples do que isso. Há uma maioria dizendo que o jogo “tá massa demais” enquanto uma minoria barulhenta e irritante faz uma tempestade em copo d’água com a nova conspiração do momento: cultura woke.
Começou dias atrás com mais um trecho viral do Surtado, digo, Zangado – aquele mesmo que mês passado deu um Ataque de Pelanca Redpill Edition porque uma NPC ousou dar uma resposta atravessada para o personagem dele – reclamando como o jogo estragou o Homem-Aranha. Eu não vou nem entrar nesse ponto de qual é a “verdadeira” representação do super-herói. Já fiz todo um texto dizendo como não existe isso então quem quiser é só ler depois. Desde então todo dia tem algum outro trecho passando pela linha do tempo do Twitter onde algum adolescente no corpo de adulto reclama de alguma bobeira do jogo.
Um dos últimos que eu vi circular foi um trecho em que o Homem-Aranha fala que vai acabar com o clube de tiros e criar um clube de elogios. Poderia haver uma discussão aqui sobre como a piada é fraca. Até mesmo considerando que o personagem costuma fazer piadinha boba no meio da luta para distrair e irritar seus oponentes. É só uma piada mal escrita, ainda mais com a repetição exaustiva da mesma punchline. Só que esse não é ponto que estão discutindo. O que tem é gente falando como se o Homem-Aranha em algum momento foi conhecido por apoiar discurso armamentista e agora a Insomniac Games está descaracterizando o personagem.
Mesma coisa aconteceu em outro trecho onde vemos o personagem durante uma luta contra a MJ, que foi infectada pelo simbionte do Venom, e o Peter começa a pedir desculpas por ter errado com ela em vários momentos durante seu relacionamento. Outra vez, daria para discutir aqui alguns problemas de direção da cena. Alguns dos diálogos me soaram forçados e não sei dizer se foi problema do texto ou da dublagem. Mas de qualquer forma não é um defeito gritante. Mesmo assim tem cara reclamando novamente de descaracterização do personagem como se o Peter Parker nunca tivesse demonstrado uma sensibilidade emocional antes e fosse um membro do Peaky Blinders.
Dá nem para dizer que essas reclamações são criticismos rasteiros. Seria generoso demais falar que elas estão próximas de ser qualquer forma de crítica. É apenas gente buscando pelo em ovo porque acredita piamente nessa conspiração woke e vê a famigerada lacração em tudo quanto é lugar. É um loop que parece se repetir em todo grande lançamento. Por isso que não tem como dizer que há uma divisão sadia de opiniões que engrandece o debate sobre Marvel’s Spider-Man 2. O que temos é algo muito menos intelectualmente estimulante e mais cansativamente patético: gamers outra vez se negando a fazer terapia e indo descontar suas frustrações num personagem fictício.
O Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário no texto que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes como Twitter, Bluesky e Tumblr. Para mais BOs da Semana clique aqui.