Referência ao ridículo artigo de "Onde foram parar os machos?" do Rodrigo Constantino. Usei para falar da situação dos BOs da Semana
Quem entendeu a referência, entendeu

Aqui no Backlogger eu tem uma seção com o nome de BO da Semana. Como o nome indica, criei esse “quadro” para comentar de qualquer treta recente. A ideia seria abordar o ocorrido de maneira rápida, pois alguns textos meus tendem a ser um tanto longos e levam mais tempo para ficarem prontos. Então, hoje eu estava olhando meu outro quadro, Recap. Esse eu criei para serem publicações mensais reunindo todos os textos do mês mais alguns comentários meus. Nisso eu percebi uma coisa:

Vendo essa redução nos últimos dois meses, eu me peguei pensando se poderia haver algum motivo. Óbvio que tem, né? Senão eu não estaria gastando tempo escrevendo isso aqui.

Por falta de treta não foi. Eu tô sempre no Twitter que é o lugar que estoura pelo menos uma polêmica todo dia. Por exemplo, se eu quisesse poderia ter feito um texto sobre esse tweet aqui que repercutiu na minha bolha. Entretanto eu não quis falar nada por aqui. Tal como outras tretas em que me limitei, no máximo, a fazer um tweet sobre.

E também não é uma questão de preguiça. Eu poderia parar um sábado para palpitar sobre qualquer caso. Mas, novamente, eu decidir fazer nada. Refletindo um pouco mais com um evento recente aqui do Backlogger, eu acho que tem tudo a ver com isso:

Resultados de buscas que levaram ao Backlogger nos últimos dias
As consequências de um artigo de treta

O que vocês estão vendo aí são os termos buscados no Google que fizeram o blog ou aparecer (Impressions) ou ser acessado (Clicks) por alguém nos últimos dias. O plugin que eu uso no site mostra apenas os 10 do topo, mas tem muito mais. Se eu entrar agora painel do Google Search Console vou dar de cara com mais de 100 buscas diferentes envolvendo o termo “raluca”. Todas resultaram ou numa impressão ou num clique.

O motivo do meu painel estar dominado por esse termo é por causa de um dos meus últimos textos. Foi um artigo chamado O caso Raluca e o insaciável mercado do exposed. Como essa treta de YouTube ganhou uma proporção que furou várias bolhas, qualquer pessoa que faz algum conteúdo relacionado ao caso tem altas chances de cair nas graças dos mecanismos de busca.

Isso não é nem uma novidade aqui porque meses atrás teve um caso parecido por causa de Vampire Survivors. Foi depois daquele meu artigo debatendo sobre até quando esse jogo seria popular. Até hoje eu recebo algumas impressões por causa de alguma busca associada ao jogo. Mas a diferença é essa. Pelo artigo do Vampire Survivors eu só recebo impressões e essencialmente zero cliques, mesmo que isso se alinhe a proposta principal do Backlogger. Agora, pelo artigo do Raluca, eu já consegui cerca de 200 acessos, o que para as proporções desse humilde blog é um tremendo sucesso.

E aí que esses resultados reviveram uma preocupação que eu tive quando criei o quadro do BO da Semana. Eu sempre tenho esse medo de que se ficar comentando as tretas mais recentes isso vai atrair um público que só está interessado em saber da segunda metade da fofoca. Essas pessoas vão clicar na postagem, ler, e ir embora sem dar uma olhada no restante do conteúdo do site.

Eu lancei mais dois textos depois daquele do Raluca: um falando sobre um jogo de RPG Maker antigo que eu finalmente reencontrei e uma análise dos personagens do filme O Menu. Nenhum deles, nem os publicados antes ou até mesmo aquele que linkei no texto do Raluca pareceram se beneficiar do aumento de acessos ao blog. Os cliques naquele artigo não se converteram significativamente para outras publicações. Com isso eu meio que confirmei a minha teoria que falar de um tópico recente não vai resultar num aumento de leitores. A não ser bem temporariamente e apenas para o texto que trata do tal assunto.

Indo um pouco além, acho que dá para pontuar outro fator para a diminuição da minha vontade de fazer BOs da Semana. Possivelmente é porque o propósito do quadro não tem sido necessário nesses últimos meses.

Quando eu formulei essa seção, eu buscava uma alternativa para garantir que o blog tivesse alguma frequência de conteúdo novo. Entretanto, felizmente eu tenho conseguido manter o Backlogger atualizado sem precisar recorrer a eventos recentes. Só esse mês, excluindo o BO de semanas atrás, eu consegui publicar 8 textos diferentes incluindo este. E no anterior, mesmo com todo meu bloqueio criativo, foram 5. Com isso eu fico mais seguro de que não preciso tanto manter o quadro ativo. Tá dando para criar mais conteúdo do que eu imaginava que conseguiria fazer.

Isso significa que eu vou extinguir os BOs da Semana? Com toda certeza não! Esse é ainda um quadro muito útil para mim. Vez ou outra eu vou precisar botar pra fora algumas indignações recorrentes minhas, ainda mais quando acontece algo alinhado a elas que eu possa usar de exemplo.

Ou seja, eu fiz todo esse texto só pra dizer que não vou parar com os BOs da Semana. Apenas gostaria de esclarecer que há controvérsias na parte do “da Semana”. O título é mais uma sugestão do que uma regra. Então é isso, já desperdicei seu tempo o bastante. Até a próxima!


Backlogger precisa do seu apoio para crescer. Então, por favor, compartilhe ou deixe um comentário que isso ajuda imensamente o blog. Você também pode me seguir em outras redes como TwitterFacebook e Tumblr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *